Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Rádio Universidade AM ganha nova grade de programação

Rádio Universidade AMA programação dos 800 AM, a partir do próximo dia 01/04, ganha novas atrações, reestrutura alguns programas e promove o retorno de produções de qualidade.

Desde janeiro, quando assumiu a direção da emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria, o radialista Renato Leonardo Bezerra Molina e seus colaboradores planejaram e alinharam as modificações que acontecerão nos próximos dois meses.

Já na terça, 01/04, estão previstas as primeiras novidades. Ao meio-dia, reestreia o Universidade Instrumental, sob nova roupagem, com apresentação de Marcelo de Franceschi, com produção e edição de Milton Oliveira. Às 17h00, com uma segunda edição às 23h55, estreia o Redação UFSM, informativo voltado exclusivamente à divulgação das ações e eventos da UFSM, com produção e apresentação de Francys Albrecht, acadêmica de Jornalismo. E às 20h00, um novo programa cultural ganha as noites de terça a sexta, Memória Brasil, dedicado à veiculação da música popular brasileira, valorizando seus principais compositores e intérpretes, sob o comando de Milton Oliveira.

Na quinta, 03/04, às 13h10, a estreia da vez é o Painel, com produção e apresentação de Victor Carloto. O programa jornalístico vai promover a cobertura de Santa Maria e cidades da região central gaúcha, prioritariamente enfocando as ações extensionistas da UFSM junto a estas comunidades, através de notas, boletins, reportagens e entrevistas.

No sábado, 05/04, a partir das 17h00, o Pelos Palcos do Rio Grande ganha sua edição de final de semana. O programa de Hilo Paim já frequenta a grade de segunda a sexta, às 18h00.

No domingo, 06/04, duas novas atrações confirmadas na grade, e uma reestruturação. Às 09h00, Campo Afora, programa de música e cultura gaúcha produzido e apresentado por Odilon Ramos, compositor e intérprete de reconhecida obra no Rio Grande do Sul. E às 18h00, Claquete, espaço dedicado ao cinema e séries de televisão, focando na trilha musical do filme e/ou série, com informações e análises do roteiro, dos personagens, dos atores, da direção, da trilha sonora e das premiações, com produção e apresentação de Francys Albrecht e Paula Mattos, acadêmicas de Jornalismo.

O Discografia Básica, espaço que toca e comenta os "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" (livro de Robert Dimery e Michael Lydon), está de cara nova, a partir das 14h00. Renato Molina e Sergio Cruz vão para os bastidores, na produção e edição, e abrem o microfone para André Alves, acadêmico de Jornalismo que assume a apresentação nas duas horas de programa.

Na segunda, 07/04, uma novidade e um retorno à grade. A estreia fica por conta do RU Minado de Opiniões, a partir das 13h10. Ancorado por Marcelo de Franceschi, o debate de temas da atualidade com foco nas demandas institucionais, comunitárias e universais vai correr solto nos estúdios dos 800 AM. O programa conta a participação de professores, técnico-administrativos e alunos da instituição.

À noite, a partir das 21h00, o Fórmula Uni está de volta. Renato Molina e Antonio Augusto Penna comandam um programa de jornalismo esportivo, único na divulgação do automobilismo na região centro do Estado, destacando o mundo do automóvel, com notícias, reportagens, comentários, entrevistas e resultados. Promovem a cobertura das mais diversas categorias do motociclismo e automobilismo, desde eventos locais até as mais importantes competições internacionais, como os campeonatos mundiais de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

Além das atrações descritas, outras novidades estão sendo preparadas para esta renovação na grade da Universidade AM. O De Conversa em Conversa, programa de entrevistas com o acadêmico Bernardo Zamperetti, e o Vertente, programa rural da acadêmica Francielli Campestrini, estão sendo gestados para as próximas semanas.

O retorno do Megafone DCE, espaço institucional do Diretório Central de Estudantes, acontece nesta terça, 01/04, no seu tradicional horário das 17h05. A nova temporada do De Perto Ninguém é Normal já tem dia e horário para acontecer, segunda, 07/04, às 17h05. E o Benedetta Italia, com Helvio Cecchin, retoma sua história nos 800 AM no dia 06/05, às 22h00.

E, por fim, não nos esqueçamos que de 31/04 a 04/04 a série Memória Brasileira: os 50 Anos do Golpe Militar, produzida e apresentada por Bernardo Zamperetti e Nicholas Ruviaro, acadêmicos de Jornalismo, estará no ar a partir das 14h05.

E com esta matéria sobre a nova grade de programação da emissora, o nosso site também ganha novo layout, mais leve e com mais conteúdo pra você que nos visita a cada dia e nos ouve via web.