Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Benedetta Italia retoma sua trajetória nos 800 AM



Benedetta ItaliaDepois de seis anos fora da grade de programação da Rádio Universidade, nesta próxima terça, 06/05, retorna ao ar o Benedetta Italia, programa com ênfase na música e na cultura italiana.

O Benedetta Italia é um produto cultural de divulgação da italianidade em suas mais diversas manifestações, cobrindo duas áreas interligadas: a Itália e os italianos no Brasil. Na primeira, espaço para a música, a culinária, o humor, a história, o turismo e as curiosidades italianas; e na segunda, registros dos descendentes que vivem no Rio Grande do Sul, em especial na Quarta Colônia de Imigração Italiana e São Sepé, e os intérpretes brasileiros que cantam em italiano.

O programa, anteriormente, foi ao ar de 11/05/2001 até 08/05/2008, com 322 audições, inserido na quinta-feira, das 21h00 às 22h00. Inicialmente foi um programa da Associação Italiana de Santa Maria, depois incorporado pela emissora.

O Benedetta Italia, entre tantas atrações que está preparando para esta nova fase, vai circular por editorias como Itália em Foco, seção que falará dos mais diversos lugares do país da bota; L’arte della Canzone, contando a história das mais belas óperas e canções italianas; Sabores da Itália, versando sobre as preferências culinárias das regiões italianas; e San Remo, seção para relembrar as grandes campeãs do maior festival de música italiana. Toda audição vai trazer um Barzellette della Settimana, pílula de humor em áudio recolhido pela produção na internet. E, para acompanhar todas estas atrações, o melhor da música italiana popular e folclórica.

A audição de número 323, que nesta terça marca a retomada do Benedetta Italia, destaca a ópera La Traviata na editoria L’arte della Canzone; o Monte Amiata é tema do Itália em Foco; as delícias culinárias da região do Vêneto estão em Sabores da Itália; a primeira edição do Festival di Sanremo, em 1951, quando a composição vencedora foi Grazzie dei Fiori; e no bloco final, momento especial para o folclore da Sicília. Os convidados musicais, entre outros, são Pooh, Laura Pausini, Duo Padano, Emma Marrone, Ciccio Pasticcio e o gaúcho Edgar Pozzer.

Nesta retomada, o Benedetta Italia vai ao ar pela Rádio Universidade toda terça, na faixa das 22h00 às 23h00, logo depois de A Hora Alemã; e tem reprise no domingo, das 08h00 às 09h00, igualmente após ao A Hora Alemã. A pesquisa, produção, seleção musical e edição é Milton Oliveira; e co-produção e apresentação de Helvio Cecchin. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.

O site do programa está sendo finalizado e terá lançamento também no dia 06/05, no endereço aprendizdomundo.com/benedetta. Ali estarão todas as informações do programa, destaques das editorias e seções exclusivas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-849

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes