Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Memória Brasil desta semana destaca Wilson Batista

Memória BrasilO Memória Brasil desta semana, 06 a 09/05, destaca a obra de Wilson Batista. A cada audição uma variada seleção de composições do homenageado e seus parceiros na voz de diversos intérpretes.

Wilson Batista de Oliveira nasceu a 03/07/1913, na cidade de Campos, interior do Estado do Rio, e morreu a 07/07/1968, na cidade do Rio de Janeiro. Compôs seu primeiro samba aos dezesseis anos, na Estrada da Vida, lançado por Aracy Cortes no Teatro Recreio e gravado em 1933 por Luís Barbosa.

Compositor desde os dezesseis anos, atingiu o auge de sua produção nos anos quarenta do século passado, quando escreveu clássicos como Acertei no Milhar, em parceria com Geraldo Pereira, e Rosalina, ao lado de Haroldo Lobo. Entre os anos de 1936 a 1939, formou ao lado de Erasmo Silva a Dupla Verde Amarelo, que só teve fim porque Erasmo mudou-se para Buenos Aires. Boêmio até o fim da vida, nos seus últimos anos trabalhou como fiscal da União Brasileira de Compositores, entidade que ajudou a criar em 1942.

O Memória Brasil tem produção e apresentação de Milton Oliveira, e vai ao ar na faixa das 20h00 às 21h00, de terça a sexta-feira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web. E pode ser contatado pelo e-mail memoriabrasil@ufsm.br.