Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Esportes da bola oval em programa exclusivo nos 800 AM



Planeta OvalA programação da Rádio Universidade ganha mais um espaço esportivo nesta quinta, 11/09. Estreia, às 17h05, o programa Planeta Oval.

O programa vai enfocar com exclusivamente o futebol americano e o rúgbi. O primeiro é o esporte que mais cresce no Brasil. O segundo, um esporte olímpico (na modalidade seven), é mais popular do sudeste para o sul do país.

O futebol americano é ,atualmente, o esporte mais popular dos Estados Unidos. Muito jogado nas universidades (modalidade college) e profissionalmente. Lá a NFL (National Football League) é a maior liga profissional do esporte, reunindo 32 times, divididos em duas conferências, a AFC e a NFC. O jogo final da NFL é o Super Bowl. Nesse dia, cerca de metade dos lares americanos estão sintonizados no jogo, além de mais de 150 países que também acompanham a final do campeonato. No Brasil existem, atualmente, três campeonatos principais, o TTD (Torneio Touchdown, a Superliga Nacional e a Liga Nacional (segunda divisão) , ambas coordenadas pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano). Ainda existem os campeonatos estaduais e copas regionais; no RS existe o Campeonato Gaúcho da Modalidade. Em Santa Maria, existe o Santa Maria Soldiers, time que disputa o Gaúcho e a Liga Nacional.

O rúgbi é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi. Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de sete, onze ou dezesset. Em seguida, está o Rugby League (com 13 atletas) e a sua variação olímpica, o de sete. Além dessas variações, ainda há o rúgbi de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático. Em Santa Maria, a equipe em atividade é o Universitário.

O Planeta Oval vai reunir em suas audições as notícias, reportagens, entrevistas, comentários e debates sobre as principais competições, polêmicas, acontecimentos e fatos do futebol americano e do rúgbi no país e no mundo. O nome do programa é justamente um dos pontos de união entre os dois esportes, a bola oval.

A produção e apresentação do programa está sob responsabilidade de Wagner Freitas e Mateus Martins de Albuquerque, acadêmicos de Comunicação Social da UFSM. Planeta Oval é mais um produto do projeto Radar Esportivo, coordenado pelo jornalista Ciro Oliveira. Ouça pelos 800 AM e aqui no site via web, toda quinta, das 17h05 às 18h00, ao vivo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-1034

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes