Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Rádio Universidade esteve no encontro de avaliação do Radiotube

Evento de Avaliação do Radiotube 2015Na última quarta-feira, 12/08, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o Evento de Avaliação do Radiotube, rede de cidadania da qual a Rádio Universidade AM participa ativamente desde 2014. A emissora distribui regularmente no Radiotube programas, entrevistas e quadros culturais com objetivo de ampliar a difusão de suas produções, aumentar suas parcerias de conteúdo e proporcionar aos seus ouvintes a possibilidade de acompanhar ou ouvir novamente esses produtos de áudio. Milton Oliveira, programador de rádio e tv na instituição, esteve na capital fluminense representando a Coordenadoria de Comunicação Social.

O encontro contou com convidados das cinco regiões do país, incluindo além de Santa Maria, cidades com Turvo, de Santa Catarina; Conceição do Coité, da Bahia; e as capitais Belém, João Pessoa e Brasília, entre outras. Esses representantes da comunicação nacional puderam mostrar suas instituições, projetos e veículos através de apresentações. Num segundo momento, em grupos, debateram sobre os pontos fortes e fracos do sistema Radiotube. O evento, ao seu final, apresentou diversas sugestões para melhoramento do projeto na web. Todas as atividades aconteceram em espaço do Museu da República, no bairro do Catete.

À noite, aconteceu a entrega da premiação aos finalistas do 1º Prêmio de Jornalismo Cidadão Radiotube, promovido este ano pela Criar Brasil, organização não governamental mantenedora do projeto Radiotube. Foram contempladas três produções em áudio e outras três em vídeo, além de menções honrosas. Também foi concedido prêmio a uma produção radiofônica em espanhol. Os vencedores foram escolhidos entre os 78 áudios e 34 vídeos inscritos, enviados por emissoras comunitárias e educativas, instituições da sociedade civil, universidades e grupos de comunicação. As bolsistas de jornalismo do Magazine participaram enviando uma matéria.

Em rádio, o 3º lugar foi para uma produção do grupo Coletive-se, formado por Adriana Silva Putini, Aline Aparecida Camargo, Gabriel Eslava Goulart Lopes, Isabela Cristina da Silva, João Augusto Guilherme, Juliana da Rocha Zago e Lucas dos Santos Nascimento, de São Paulo/SP. Em 2º lugar, ficou a produção “Mordaça? – A Violência Contra Jornalistas Alagoanos”, de Carlos Madeiro e Giuliano Porto, da Rádio Difusora de Alagoas, de Maceió/AL. E o 1º lugar coube a matéria “1ª Caminhada de Terreiros – Comunidade Afrodescendente”, de Fernanda Cristina, do Programa Conexões – Exercitando a Cidadania, da AMUNAM – Rádio Comunitária Alternativa FM, de Nazaré da Mata/PE. Foi conferida uma menção honrosa para as séries “À Margem” e “Desafios do Recomeço”, de Mislene Santos, do Sistema Correio de Comunicação, de João Pessoa/PB.

Na área de vídeo, o 3º lugar à produção “Enfoque Vicentina – Onde os Outros não Vão”, de Thomas Bauer, Henrique Standt, Joyce Heurich, Pricilla Mella, Bruna Arndt, Eduardo Zanotti, Dominique Nunes e Virginia Machado, acadêmicos de Comunicação Social da UNISINOS, de São Leopoldo/RS. O 2º lugar foi para o vídeo “Os Últimos Sobreviventes da Etnia Juma da Amazônia”, de Kátia Brasil e Odair Leal, da ONG Agência Amazônia Real, de Manaus/AM. E o 1º lugar premiou “Comunidades em Foco – Bairro Conceição”, de Will Nascimento e alunos do Projeto Juventudes em Foco, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha, de Pedra Azul/MG. Nesta categoria foram conferidas duas menções honrosas, para os vídeos “Infância comPROMETIDA – O Trabalho Infantil no ES”, de Marília Targueta, da TVE Espírito Santo, de Vila Velha/ES; e “Ser Tão Invisível”, de Fernanda Carvalho e Luciene Câmara, do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte/MG.

Em espanhol, o vencedor na categoria única de áudio, foi o trabalho “Biblioburro la Increíble Labor de un Profesor Colombiano”, de Rubén Darío Martínez, da organização As Inclusión, da Colômbia.