Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Repertório do Universidade Instrumental deste sábado, 28/11

Universidade InstrumentalOs grandes nomes da música instrumental contemporânea, brasileira e estrangeira, têm no Universidade Instrumental seu espaço de exibição exclusivo na programação de sábado dos 800 AM.

Na audição desta semana, 28/11, o programa traz as performances de Dave Brubeck, Geraldo Flach Quarteto, Pedro Osmar, Sax Bem Temperado, Fausto Papetti, Max Gregor, Waldir Azevedo, Helmut Zaccharias, Eumir Deodato e João Donato, entre outros.

O compositor e instrumentista Waldir Azevedo, considerado o mestre do cavaquinho, nasceu a 27 de janeiro de 1923, na cidade do Rio de Janeiro; e morreu aos 57 anos, a 20 de setembro de 1980, em São Paulo. O músico foi um pioneiro que retirou o cavaquinho de seu papel de mero acompanhante no choro e o colocou em destaque como instrumento de solo, explorando de forma inédita as potencialidades do instrumento. Entre suas composições mais famosas, constam Brasileirinho, Brincando com o Cavaquinho, Carioquinha, Mágoas de um Cavaquinho (com Fernando Ribeiro), Dois Bicudos não se Beijam, Quitandinha (com Salvador Miceli), Paulistinha, Pedacinho do Céu, Delicado, Tempo de Criança e Vê se Gostas, entre tantas outras. No programa, vamos ouvir Lembrando Chopin, gravação de 1976.

O Universidade Instrumental vai ao ar todo sábado pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A seleção de repertório, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.