Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Magazine apresenta radiodocumentário sobre comunicação comunitária



MagazineO Magazine, programa noturno da Universidade AM voltado à divulgação dos temas de cidadania, informação e música, preparou dois radiodocumentários para este mês de dezembro. As produções estão agendadas para esta quinta, 03/12 e sexta, 04/12.

Hoje, 03/12, será veiculado o trabalho Curto Alcance: o cenário da radiodifusão comunitária na região central do Rio Grande do Sul, dossiê sobre a comunicação cidadã na nossa região, produzido pela acadêmica Kelem Duarte, formanda do curso de Jornalismo da UFSM.

Em foco, o cotidiano de quatro rádios comunitárias da região central gaúcha, com instalações adaptadas e equipes reduzidas, que sobrevivem às dificuldades de se manter no ar apenas com apoio cultural e pouco incentivo do governo. Mas, dia após dia cumprem o papel de dar voz à comunidade.

O radiodocumentário Curto Alcance traz o depoimento de integrantes de emissoras das cidades de Agudo, Formigueiro e São Pedro do Sul. E também o relato do diretor da rádio Nova Onda, do bairro Nova Santa Marta, aqui de Santa Maria, que luta na justiça pela concessão para iniciar as transmissões via antena. Por enquanto, a Nova Onda funciona apenas como rádio web e produz conteúdos para os moradores da ocupação fundiária Nova Santa Marta.

As rádios comunitárias servem como um dispositivo de mobilização da comunidade em que está inserida, além de incentivar a produção de conteúdos que interessam aos ouvintes. Promovem a democratização dos meios de comunicação no momento em que possibilitam que qualquer cidadão produza um programa para sua própria comunidade, podendo ver seu bairro e suas necessidades retratadas pelas ondas sonoras da rádio.

Na sexta, 04/12, é a vez de Paula Mattos apresentar seu trabalho em torno da maior tragédia que Santa Maria já viu. Para produzir o radiodocumentário Kiss, a Tragédia Acontecida – O dia que Santa Maria ardeu em chamas, a acadêmica foi ouvir sobreviventes, familiares de vítimas, profissionais médicos e ativistas dos movimentos que surgiram depois de 27 de janeiro de 2013.

O Magazine tem coordenação, produção e apresentação de Milton Oliveira, e vai ao ar pela Rádio Universidade na faixa das 20h00 às 21h00, de segunda a sexta. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web. O Magazine mantém site próprio em www.aprendizdomundo.com/magazine.


Publicações Recentes