Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Aquarela apresenta quarto programa com Eduardo Machado

Eduardo MachadoA música do Brasil é reconhecida mundialmente pela sua diversidade e, em muitas criações, sua universalidade. A música instrumental brasileira em toda sua plenitude está no Aquarela, espaço exclusivo para receber instrumentistas e orquestras de todo o país nos 800 AM.

Neste mês de junho, o Aquarela está apresentando uma série especial dedicada à discografia do baixista Eduardo Machado, que gentilmente disponibilizou sua obra gravada para veiculação por nossa emissora. Encerrando a série, o quarto programa vai ao ar neste domingo, dia 26, a partir do meio-dia.

Considerado atualmente pela crítica especializada como um dos maiores contrabaixistas do Brasil, Eduardo expressa em seu contrabaixo destreza e versatilidade, características preservadas nas suas quase três décadas como músico profissional. Seja como professor de música, artista convidado ou responsável por importantes projetos musicais, ele está à frente de grandes parcerias e apresentações de sucesso ao longo dos anos.

Eduardo Machado nasceu em Andradina, no interior paulista. Aos cinco anos se transferiu para Franca, onde vive até hoje. Começou a tocar contrabaixo aos doze anos. Mais tarde, estudou com Celso Pixinga, no Instituto de Baixo e Tecnologia, na capital paulista. Ampliou seus conhecimentos no Bass Institute Technology, em Londres. E em 2002, concluiu sua graduação em MPB e Jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Atua como professor de música e é um dos sócios-diretores do Instituto de Guitarra e Baixo, em Franca.

Sua discografia reúne quatro CDs e um DVD ao vivo. Seu primeiro trabalho solo, trazendo seu próprio nome na capa, teve lançamento em 2009. No mesmo ano, aproveitando um show realizado no Teatro Municipal de Franca, que teve a participação especial de Arthur Maia, lançou o DVD Eduardo Machado Quinteto & Arthur Maia ao Vivo. O segundo disco, em parceria com Robertinho Silva, recebeu o título de União e foi lançado em 2011, e contou com a participação especial de Diego Figueiredo no violão. Em agosto de 2012, gravou o terceiro álbum ao lado do seu quinteto, que foi lançado em 2013, com o título Eduardo Machado Quinteto ao vivo no Bird’s Eye Jazz Club, lendária casa da Suíça. E em 2016 chegou ao quarto disco, intitulado Em Trio, gravado ao lado do baterista Marcio Bahia e o pianista Gil Reis.

Aquarela vai ao ar todo domingo, na faixa das 12h00 às 13h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.