Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Especial 50 anos: Rádio Universidade é inaugurada em 27 de maio de 1968

Idealizada pelo então Reitor Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, a Rádio Universidade começou a ser transmitida em caráter experimental às 10 horas do dia 28 de abril daquele ano, mas a sua instalação oficial aconteceu no dia 27 de maio, às 18 horas, no oitavo andar do prédio da Antiga Reitoria, no centro da cidade de Santa Maria. Em sua fundação, a emissora operava na frequência de 1320 kHz, com uma potência de 1 Kw.

A primeira equipe da emissora era formada pelo professor Antonio Abelin, diretor-geral, e Quintino Oliveira, coordenador artístico-cultural. 

– No setor de produção estavam Saulo Sérgio Dal Follo e Luiz Fernando Franzen Vinadé;
– Equipe de locução: Samuel de Souza Santos, Landri Ludtke e Antonio Borges; 
– Operadores de áudio: Jaciol di Giácomo, Leonel Côlvero e Flávio de Mello; 
– Setor técnico: Engenheiro Fábio Antonio Baldissera e o técnico de manutenção Valter Contreiras; 
– O operador de torre era Manuel Pereira e a servente era Zulma Peters Mendes.

A programação informativa de rádio-jornalismo era feita inicialmente com a colaboração do então Serviço de Imprensa da UFSM, cuja equipe era formada por Paulo Carús Juliani, Ubiratan Oliveira Alves e Nicola Chiarelli Garofallo.

Confira a capa do jornal institucional com a manchete sobre a inauguração da Rádio:

 

Texto adaptado originalmente postado na página da Rádio Universidade no Facebook, por Joice Bresolin.

 

50 Anos da Rádio Universidade 800 AM

A Rádio Universidade está completando 50 anos este ano e prepara uma programação especial para o público: no dia 26 de maio, sábado, às 20h, no Salão Panorâmico da APUSM (Av. Nossa Senhora das Dores, 791), acontece o jantar de homenagens ao cinquentenário da emissora, com a banda Old Bikers como atração musical. Os convites estão sendo vendidos na Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM (10º andar do prédio da reitoria) no valor de 50 reais. Para mais informações: (55) 3220-8550