Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Especial 50 anos: Rádio Universidade se instala digitalmente a partir de 1995

A emissora iniciou em meados de 1995 um processo de atualização técnica de seus estúdios, com a aquisição de novos equipamentos de tecnologia digital. Em 1994 apareceu o primeiro computador, logo em seguida iniciou o uso de CDs e os MDs substituíram as antigas cartucheiras.

No ano de 1997 a emissora ganhou seu primeiro site da internet, e em junho de 1998, pela primeira vez em sua história, a Universidade AM passa a transmitir 24 horas diárias e, em 1999, inaugurou o sistema de transmissão pela internet, podendo ser ouvida em qualquer parte do mundo.

No registro abaixo, de matéria publicada no jornal A Razão no dia 03 de setembro de 1999: “Desde a última sexta-feira, além da Rádio Universidade estar no ar, ela está oficialmente na Internet. Toda a programação da rádio da Universidade Federal de Santa Maria pode ser ouvida de qualquer lugar do mundo onde exista um computador ligado à rede mundial.”

Arquivo: Flávio e Maria Elena de Mello.

50 Anos da Rádio Universidade 800 AM

A Rádio Universidade está completando 50 anos este ano e prepara uma programação especial para o público: no dia 26 de maio, sábado, às 20h, no Salão Panorâmico da APUSM (Av. Nossa Senhora das Dores, 791), acontece o jantar de homenagens ao cinquentenário da emissora, com a banda Old Bikers como atração musical. Os convites estão sendo vendidos na Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM (10º andar do prédio da reitoria) no valor de 50 reais. Para mais informações: (55) 3220-8550.

Texto adaptado a partir de publicação na página da Rádio Universidade no Facebook, por Joice Bresolin.