Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Sala de Concertos destaca recital de Lucas Cattelan

Lucas CattelanO Sala de Concertos, programa erudito das Rádios UFSM, apresenta nesse final de semana uma produção especial, destacando o Recital de Conclusão de Curso de Lucas Cattelan, acadêmico de Música – Bacharelado em Canto, da Universidade Federal de Santa Maria. Na Uni FM o programa vai ao ar no sábado, 11/09, às 20h00; e na Universidade AM vai ao ar no domingo, 12/09, igualmente às 20h00.

Lucas Denardi Cattelan concluiu em 2012 a graduação em Música – Licenciatura Plena na UFSM. Inclusive, naquele ano produziu e apresentou o programa Conversa de Músico na Rádio Universidade AM. No ano seguinte, ingressou no Bacharelado em Canto. Agora, em 2021, preparou seu Recital de Conclusão de Curso, sob a orientação do Professor Doutor Roberto Henrique Fernandes de Oliveira. Na performance, o cantor-estudante é acompanhado pelo Mestre Taiur Agnoletto Fontana, Pianista Correpetidor da UFSM. As gravações das execuções musicais aconteceram no NVR Estúdio, de Jaguari. Lucas atua, também, na política. Ele é o atual vice-prefeito de Jaguari.

O Sala de Concertos Especial reúne, na interpretação do formando, obras de repertório romântico (Elégié, do compositor francês Jules Massenet; e duas criações do austríaco Franz Schubert, Du Bist Die Ruh e Was Ist Sylvia); obras de repertório moderno e contemporâneo, com canções em português e espanhol (Evocação e Lundú da Marquesa de Santos, do brasileiro Heitor Villa-Lobos; Del Cabelo Más Sutil e Con Amores la mi Madre, do espanhol Fernando Obradors; e Amar y Sufrir, do também espanhol Lluís Jordá); obras de caráter religioso (Pietà Signore, do italiano Alessandro Stradella; e Ave Maria, na melodia do alemão Franz Schubert); e uma seleção de árias de óperas (Un Momento di Contento, da ópera Alcina, do alemão Georg Friedrich Händel; Un’aura Amorosa, da ópera Così Fan Tutte, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart; e Je Crois Entendre Encore, da ópera O Pescador de Pérolas, do francês Georges Bizet).

O Sala de Concertos ocupa a faixa das 20h00 às 21h00 na programação das Rádios UFSM. Aos sábados, na FM; aos domingos, na AM. Roberto Montagner assina a produção e apresentação do programa. Neste especial, a produção de texto e edição é do Programador RTV Milton Oliveira.

O programa pode ser ouvido pelos 107.9 mHz, no sábado, e pelos 800 AM, no domingo; aqui pelo site das Rádios UFSM; ou pelos perfis das emissoras na plataforma Farol.

O Sala de Concertos Especial também vai ser veiculado pela URI FM, emissora da URI Santiago, na segunda-feira, 13/09, às 22h00. A frequência da estação santiaguense é 106.1 mHz.