Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Área de abrangência Universidade AM

Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria, possui o indicativo de chamada composto pelo prefixo ZYK 292, ocupando a frequência de 800 kHz, com potência permanente por transmissor digital de 10 Kw. Segundo nosso responsável técnico, o sinal da emissora alcança um raio de 100 km a partir do local de emissão, ou seja, da região central do Rio Grande do Sul durante o dia. Esta área reúne em torno de 500 mil residentes no mínimo, segundo o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul, abarcando, principalmente, as áreas Central e Jacuí-Centro dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs). À noite, em virtude de não precisar diminuir sua potência, a modulação de amplitude atinge as fronteiras do Uruguai e Argentina, e pode chegar até mesmo em Santa Catarina.

Desde 12/11/2013, com a assinatura da Carta de Brasília, a emissora faz parte da Rede Pública de Rádio, criada por iniciativa da ARPuB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A emissora também mantém perfil ativo no Radiotube – Rede de Cidadania.

Universidade AM conta com a parceria de renomadas rádios e instituições, trazendo ao público local diversas produções de qualidade. No âmbito nacional, as emissoras da EBC, Rádio Câmara e Rádio Senado. E instituições como CAPS Prado Veppo, UFPR (Universidade Federal do Paraná), Abravídeo, EMATER/RS, entre outras.

Eis os municípios gaúchos que podem acompanhar a programação diurna dos 800 AM (levando-se em conta registros ideais de sinal, condições climáticas e configurações topográficas):

Santa Maria e seus arredores num raio de cerca de 100 km Fonte: http://wikiwand.com/pt/Geografia_de_Santa_Maria_(Rio_Grande_do_Sul)

Agudo
Arroio do Tigre
Caçapava do Sul
Cacequi
Cachoeira do Sul
Cerro Branco
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Estrela Velha
Faxinal do Soturno
Formigueiro
Fortaleza dos Valos
Ibarama
Itaara
Ivorá
Jaguari
Jari
Júlio de Castilhos
Mata
Nova Palma
Novo Cabrais
Paraíso do Sul
Pinhal Grande
Quevedos
Restinga Seca
Rosário do Sul
Santa Margarida do Sul
Santa Maria
Santiago
São Gabriel
São João do Polêsine
São Martinho da Serra
São Pedro do Sul
São Sepé
São Vicente do Sul
Silveira Martins
Sobradinho
Toropi
Tupanciretã
Vila Nova do Sul

Fonte: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/populacao-absoluta