Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Apresentação

Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria, mantém sua programação voltada à comunidade regional, com espaços dedicados ao jornalismo geral e esportivo, informação científico-cultural, cidadania, música e variedades, coberturas de eventos, e divulgação da instituição mantenedora.

A emissora abre espaço em sua grade, também, aos alunos de Comunicação Social, que ocupam diversos horários com projetos acadêmicos. Outros cursos e departamentos da instituição mantém bons vínculos, produzindo programas voltados para divulgação de atividades e ações, extensão universitária e música. Os técnico-administrativos da instituição, através de seu sindicato, usam um espaço diário para divulgação.

Os programas segmentados em música vão desde o rock até a música erudita, incluindo instrumental, alemã, italiana, gaúcha nativista e fandangueira, jazz, blues, ritmos alternativos, ritmos latinos, tendências contemporâneas e flash back pop rock.

Desde 12/11/2013, com a assinatura da Carta de Brasília pelo diretor à época, a emissora faz parte daRede Pública de Rádio, criada por iniciativa da ARPuB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A emissora também mantém perfil ativo no Radiotube – Rede de Cidadania.

Universidade AM conta com a parceria de renomadas rádios e instituições, trazendo ao público local diversas produções de qualidade. No âmbito nacional, a as emissoras da EBC, Rádio Câmara e Rádio Senado. E instituições como a UFPR (Universidade Federal do Paraná), Abravídeo e EMATER/RS, entre outras.

Rádio Universidade de Santa Maria está no ar desde 27 de maio de 1968. Detentora do prefixo ZYK 292, ocupando a freqüência de 800 kHz, a emissora tem uma potência permanente de 10 Kw, com transmissor digital. Durante o dia as transmissões atingem mais de 150 municípios da região central do Rio Grande do Sul. À noite, em virtude de não precisar diminuir sua potência, ela atinge as fronteiras do Uruguai e Argentina, Santa Catarina, e até mesmo o Paraná. A emissora está com seu som ao vivo na internet desde 1999, 24 horas/dia, usando tecnologia implantada pelo CPD-UFSM.

Rádio Universidade AM, atualmente chefiada por Roberto Montagner, integra a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, dirigida por Eugenia Maria Mariano do Rocha Barichello. E deve integralmente ao Reitor-fundador José Mariano da Rocha Filho a iniciativa de sua criação.