Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Atrações Turísticas

Santa Maria reúne diversas atrações turísticas, desde puramente comerciais até os mais belos recantos naturais. Apontamos aqui algumas destas atrações.

Basílica da Medianeira

O atual Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças foi inaugurado a 15 de agosto de 1985, quando do 75º aniversário da criação da Diocese de Santa Maria e 50° aniversário de benção da Primeira Pedra. Os vitrais representam motivos bíblicos marianos, bem como os principais marcos históricos da devoção da Medianeira em Santa Maria. O altar-mor é recoberto de madeira fossilizada proveniente do município de Mata. Ao centro do presbitério é vista a imagem de Deus Trindade, evidenciando o Cristo Ressuscitado. A tradicional Festa da Medianeira, que acontece no segundo domingo do mês de novembro, teve início no ano de 1930. A partir de 1943 começaram as Romarias Estaduais junto à festa.

Localização: Av. Nossa Senhora Medianeira, 631, bairro Nossa Senhora Medianeira

Informações: (55) 3221-4085

Vila Belga

Incluída no conjunto denominado Mancha Ferroviária, a Vila Belga foi tombada a 6 de junho de 1988 como Patrimônio Municipal e em 2000 pelo IPHAE como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul. O conjunto reúne ainda o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária de Santa Maria. A Vila Belga foi construída no início do século XX, para servir de moradia aos funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro. Foi inaugurada em 1903. É considerada um dos primeiros conjuntos habitacionais do estado. A arquitetura eclética das 84 casas, com a presença de elementos Art Nouveau decorando as fachadas, trouxe para cidade reflexos da “Belle Époque” francesa.

Localização: no final da Av. Rio Branco, em quarteirões delimitados pelas ruas Manoel Ribas, Ernesto Beck, Dr. Vauthier e André Marques

Theatro Treze de Maio

Inaugurado em 1890, o Theatro Treze de Maio possui estilo arquitetônico neoclássico. Após passar por restauração, remodelação e ampliação, foi solenemente reaberto a 26 de maio de 1997. Atualmente é mantido pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, criada em 1993. A casa reúne os principais espetáculos teatrais, de dança, de música e recitais de Santa Maria.

Localização: Praça Saldanha Marinho, centro

Informações: (55) 3028-0909

Site: www.theatro13maio.com.br

Calçadão Salvador Isaia

O calçadão de Santa Maria é uma ótima opção para lazer, compras e encontros. Possui lojas, bares, restaurantes, shopping e várias opções gastronômicas e culturais.

Localização: Rua Dr. Bozano, 1ª quadra, centro

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição

Inaugurada em 1909, a Catedral de Santa Maria apresenta uma fachada no estilo eclético, com elementos arquitetônicos de vários momentos da história da arte, especialmente dos períodos barroco e neoclássico. Na parte interna, é enriquecida com obras do pintor italiano Aldo Locatelli.

Localização: Av. Rio Branco, 821

Informações: (55) 3221-2695

Igreja Nossa Senhora das Dores

Inaugurada em 1936, a Igreja das Dores tem na sua fachada uma belíssima escultura de Cristo com os braços abertos. Possui elementos originários da Itália medieval e também aspectos da arte barroca. A pintura interna é de Ângelo Lazzarini.

Localização: Av. Nossa Senhora das Dores, 304

Informações: (55) 3221-3072

Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Inaugurado em 1948, o Santuário de Schoenstatt é o primeiro santuário no Brasil. Neste local iniciou a obra do Diácono João Luís Pozzobon: a oração do terço, hoje difundida em mais de 40 países. No dia 18 de cada mês, é renovada a Aliança do Amor com a Mãe, através de celebrações e orações em todos os santuários.

Localização: Av. Nossa Senhora das Dores, 849

Informações: (55) 3220-0200 e 3222-0816

Cidade Universitária Prof. José Mariano da Rocha Filho

A cidade universitária, ou simplesmente Campus Universitário de Camobi, abriga a administração central da Universidade Federal de Santa Maria, criada em 14 de dezembro de 1960. Reúne em sua vasta área, entre outras atrações, o Planetário (com sessão ao público em geral no domingo, 15h00), o Jardim Botânico (com mais de 300 espécies catalogadas), o Estádio do Centro de Educação Física (com uma paisagem verde privilegiada), o Centro de Eventos (onde acontece anualmente a Expofeira de Santa Maria) e a Biblioteca Central Manoel Marques de Souza Conde de Porto Alegre (com seus inúmeros recursos bibliográficos).

Localização: Bairro Camobi, com acesso pela Av. Roraima

Informações: (55) 3220-8000

Site: www.ufsm.br

Base Aérea de Santa Maria

Criada em 18 de dezembro de 1970, A BASM é um local marcante na paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade. Realiza anualmente dois grandes eventos destinados a atender ao público externo: no mês de maio, a Mateada da Sentinela, e em outubro, a EXPOAER – Exposição Aeronáutica. Seu aeroporto é usado atualmente pela aviação comercial para pousos e decolagens a partir de Santa Maria.

Localizada: RST 287, Km 232 (Faixa Velha de Camobi, Km 12), no bairro de Camobi, km 12

Informações: (55) 3220-3300

Site: www.basm.aer.mil.br

Outras atrações

Monumento ao Ferroviário. Inaugurado em 1932, é uma ótima opção para uma vista panorâmica da cidade de Santa Maria. Está localizado na Rua Antônio Dias, no bairro Itararé.

Parque Itaimbé. É o parque mais conhecido da cidade, sendo um local de integração social e de lazer no município. Ao longo do parque estão a Casa do Mel, o Centro de Atividades Múltiplas e a Concha Acústica.

Prédios Históricos. Por toda a cidade é possível contemplar prédios com fachadas de arquitetura e estilos variados. Próximo à Praça Saldanha Marinho, estão localizados o Clube Caixeiral, a Caixa Econômica Federal e a antiga Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários. Na Venâncio Aires está a residência da família Mariano, onde viveu o reitor fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho. A Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), com uma belíssima fachada externa, foi tombada como Patrimônio Histórico do Município; o prédio possui o primeiro elevador da cidade e está localizado na Rua Venâncio Aires, esquina com Av. Rio Branco.

Shopping. Santa Maria possui três shopping centers à disposição da comunidade local e regional. O Monet Plaza Shopping, o primeiro estabelecimento deste tipo na região, inaugurado em 1997, está localizado na Av. Fernando Ferrari, 1483, no bairro Nossa Senhora de Lourdes; informações no site: www.monetplazashopping.com.br. O Santa Maria Shopping, instalado em 1998, está localizado no Calçadão Salvador Isaia, no centro da cidade; informações no site: www.santamariashopping.com.br. E o Royal Plaza Shopping está localizado na Av. Nossa Senhora das Dores, 305, no bairro Nossa Senhora das Dores; informações no site: www.royalplaza.com.br.