Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário

Nota sobre o suco servido no RU

A equipe técnica de nutricionistas juntamente com a direção, acordaram em não ofertar mais o suco, a partir do dia 19 de agosto de 2019.

O Restaurante Universitário sempre primou pela qualidade nutricional e pela segurança higiênico sanitária das suas refeições. Anualmente planejamos o cardápio cuidadosamente, levando em consideração as necessidades energéticas do nosso público, como também as recomendações de macronutrientes (água, carboidratos, proteína e lipídios) e de micronutrientes (minerais e vitaminas).

Hoje ofertamos no nosso cardápio diário uma porção proteica (carne ou opção vegetariana), duas opções de arroz (branco e integral), uma opção de leguminosa, uma opção de guarnição e dois tipos de saladas. Isso já seria o suficiente para suprir a demanda energética e de nutrientes de um adulto saudável. No entanto, ainda servimos uma opção de sobremesa, mais o preparado líquido.

É sabido que a Universidade Federal de Santa Maria, assim como os demais órgãos públicos passam por um momento de contingenciamento de recursos financeiros e, tentando minimizar os gastos dentro do RU, a equipe técnica de nutricionistas juntamente com a direção, acordaram em não ofertar mais o suco, a partir do dia 19 de agosto de 2019. A justificativa primordial para a retirada do suco seria o alto custo desse item para o Restaurante. Aliada a essa justificativa, temos o fato de que a ingestão de líquidos durante as refeições é um hábito que não é recomendado pelos profissionais da área da saúde, pois o mesmo dificulta a digestão do alimento pelo nosso estômago. Na verdade a ingestão de líquidos durante as refeições é mais um hábito social do que propriamente uma necessidade. E em se tratando do suco servido no RU, não consideramos esse item algo essencial no cardápio, até porque o mesmo contém alto teor de açúcares e sódio.

Embora o suco sempre tenha sido bem aceito pelos usuários do RU, não tivemos outra escolha e optamos pela retirada do item menos necessário e com baixo valor nutritivo do cardápio do RU.

Contudo, disponibilizaremos nos RU’s as refresqueiras com água, caso alguém queira consumir durante as refeições.

E, para finalizar, deixamos essa dica para os nossos estimados usuários:

“O Ideal é beber antes de comer ou ingerir líquidos aproximadamente 1 hora após a refeição”.

A equipe dos RU’s estão à sua disposição para maiores esclarecimentos sobre o assunto.