Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário

Como solicitar a nova carteira do RU

• Acesse portal.ufsm.br/ru e insira sua matrícula e senha;
  • Clique no menu carteira e em seguida ‘Minhas solicitações’;
  • Clique em nova solicitação;
  • Escolha uma foto, com proporção 3×4, conforme os requisitos (se a foto for de corpo inteiro, muito escura, em festas ou acompanhado (a) de outra pessoa, não será aceita pois dificulta a identificação do usuário);
  • Selecione o vínculo que será impressa na carteira;
  • Selecione a opção ‘Cartão Universitário – RU’;
  • Clique em salvar, e sua solicitação será enviada.

Enquanto sua carteira estiver na situação ‘Em emissão’, será aceito o comprovante de matrícula com código de barras, impresso, junto do documento com foto.

No portal do RU, você pode acompanhar o status da sua carteira. Quando estiver ‘A entregar’, então o usuário pode retirar a mesma na secretaria do RU.

A primeira via da carteira nova é gratuita. A partir da segunda o valor para emissão é de R$ 6,25. Ao trocar de matrícula não é necessário fazer o pedido de uma nova carteira. A solicitação de uma nova será considerada segunda via e, portanto, terá um custo de emissão.

A carteira é de uso pessoal e intransferível. Quem tiver a carteira apreendida, seja por emprestá-la ou por estar utilizando a carteira de outro usuário do RU, terá seu acesso bloqueado por 30 dias, a partir do momento em que foi identificado o uso indevido. A reincidência implicará na perda definitiva do acesso ao RU (Ordem de Serviço n. 03/2016 – PRAE).

Em caso de dúvida, envie um e-mail para secretaria.ru@ufsm.br ou ligue para (55) 3220-8405.