Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário

Aviso de Conectividade Saber Mais

Como solicitar a carteira do RU

Carteira RU (Versão Física)

Em abril/2017, o Restaurante Universitário (RU) iniciou o processo de modernização das carteiras para compra dos créditos e acesso aos refeitórios. Confeccionadas em PVC e com um layout moderno, apresentam maior qualidade e durabilidade em relação as antigas carteiras de papel, emitidas pelas bibliotecas.

A versão física da carteira é confeccionada por uma empresa contratada por meio de uma licitação, que é realizado anualmente.

A solicitação da carteira é realizada pelo próprio usuário, no Portal RU pela internet ou no aplicativo UFSM Digital, e a sua aprovação dependerá da análise da foto.

A primeira via da carteira física é confeccionada de forma gratuita, sendo que a partir da segunda via, da mesma matrícula, será cobrada uma taxa de emissão (atualmente em R$ 6,25). O pagamento da segunda via é realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) e a sua emissão é feita pela secretaria do RU Campus I. Ao trocar de matrícula não é necessário fazer o pedido de uma nova carteira.

Abaixo segue o passo a passo para solicitação da carteira:

• Acesse portal.ufsm.br/ru e insira sua matrícula e senha;
  • Clique no menu carteira e em seguida ‘Minhas solicitações’;
  • Clique em nova solicitação;
  • Escolha uma foto, conforme os requisitos (na proporção 3×4, foto recente, enquadramento do rosto e fundo branco);
  • Selecione o vínculo que será impressa na carteira;
  • Selecione a opção ‘Cartão Universitário – RU’;
  • Clique em salvar, e sua solicitação será enviada.

Enquanto sua carteira estiver na situação ‘Em emissão‘, será aceito o comprovante de matrícula com código de barras (físico ou digital).

No portal do RU, você pode acompanhar o status da sua carteira. Quando estiver ‘A entregar‘, então o usuário pode retirar a mesma na secretaria do RU Campus I.

Usuários com Benefício Socioeconômico (BSE) e demais benefícios de gratuidade nas refeições não ficam isentos do pagamento da segunda via da carteira de identificação, na versão física.

A carteira é de uso pessoal e intransferível. Quem tiver a carteira apreendida, seja por emprestá-la ou por estar utilizando a carteira de outro usuário do RU, terá seu acesso bloqueado por 30 dias, a partir do momento em que foi identificado o uso indevido. A reincidência implicará na perda definitiva do acesso ao RU (Ordem de Serviço n. 03/2016 – PRAE).

Carteira RU (Versão Digital)

A carteira digital é gerada no Aplicativo de celular UFSM Digital (e-Carteira). O usuário necessita ter uma foto no cadastro para gerar a digital.

Em caso de dúvida, envie um e-mail para secretaria.ru@ufsm.br ou ligue para (55) 3220-8405.