Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Projetos

O projeto “Resto Zero” é uma campanha que visa a conscientização dos usuários do Restaurante Universitário acerca do desperdício de alimentos servidos (o que é deixado nos pratos). A primeira edição do projeto foi no segundo semestre do ano de 1999, em uma parceria entre a Assessoria de Relações Públicas, Direção do Restaurante, Setor de Nutrição e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE.

Em 2014 o “Resto Zero” realizou sua 12ª edição e, através de teasers, adesivos e banners, procurou indagar o usuário se a quantidade de alimento servida no prato era de fato necessária através da divulgação de frases a respeito do desperdício de modo geral, para a conscientização da comunidade universitária.

O índice de desperdício de alimentos considerado aceitável como percentual de resto ingestão é de 10%. Constatou-se, portanto que nas 3 unidades o desperdício ficou abaixo do percentual aceitável, porém ainda há desperdício, sendo necessárias outras edições da campanha para dar continuidade à ideia de conscientização.

Os índices poderão reduzir de forma significativa se adotarmos o hábito de servirmos apenas o necessário. Fica o desafio para as próximas edições da campanha!

Este projeto é uma ideia que surgiu com a equipe de Nutrição e com a Assessoria de Relações Públicas, junto à direção do Restaurante Universitário. O “Cultura ta na Mesa” oferece aos usuários do RU a culinária e curiosidades de diferentes culturas.

A intenção é ir além do tradicional arroz, feijão, carne e salada, oferecendo aos usuários do RU a culinária e as curiosidades de diferentes culturas. 

As edições já realizadas foram as seguintes:

•1ª edição: Cultura Libanesa em 30 de Setembro de 2004 e Cultura Alemã em 26 de Outubro de 2004;
•2ª edição: Cultura Italiana em 13 de Abril de 2005 e Cultura Chinesa em Julho de 2005;
•3º edição: Cultura Nordestina em Junho de 2006 e Cultura Gaúcha em Agosto de 2006;
•4ª edição: Cultura Espanhola em Maio de 2007;
•5ª edição: Cultura Gaúcha em Setembro de 2008;
•6ª edição: Ano Internacional dos Afrodescendentes em 09 de Novembro de 2011;
•7ª edição: Cultura Gaúcha em 15 de Setembro de 2012;
•8ª edição: Cultura Afrodescendente em 04 de Dezembro de 2012;
•9ª edição: Cultura Gaúcha em 19 de Setembro de 2014 e Cultura Italiana em 28 de Novembro de 2014.

O Programa de Agendamento de Refeições consiste no agendamento prévio das refeições a serem realizadas no Restaurante Universitário. A medida foi criada para identificar o número de refeições a serem servidas, com o objetivo principal de melhorar a qualidade do atendimento por meio do melhor planejamento da produção das refeições. O programa auxiliará o restaurante a trabalhar com métricas mais exatas, buscando o melhor aproveitamento do que é produzido e evitando desperdícios.

Ao agendar a refeição, os usuários auxiliam o RU a se preparar para produzir as refeições na quantidade necessária para bem servi-los.