Como solicitar a nova carteira do RU

1. Acesse portal.ufsm.br/ru e insira sua matrícula e senha
  2. Clique me carteira e depois em solicitação
  3. Clique em nova solicitação
  4. Escolha uma foto, com proporção 3×4, conforme os requisitos (se a foto for de corpo inteiro, muito escura, em festas ou acompanhado (a) de outra pessoa, não será aceita pois dificulta a identificação do usuário)
  5. Clique em salvar, e sua solicitação será enviada

Caso você já possua a carteira antiga, deverá acessar o portal do RU, clicar em carteira, registrar perda e, logo após, seguir os passos da solicitação de uma carteira nova.

Enquanto sua carteira estiver em emissão, será aceito o comprovante de matrícula do portal do aluno, pois contém o código de barras, impresso, junto do documento com foto.

No portal do RU, você pode acompanhar o status da sua carteira. Quando estiver “a entregar”, então o usuário pode retirar a mesma na secretaria do RU.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

– A carteira é obrigatória para compra dos créditos e acesso aos refeitórios. Enquanto a carteira nova estiver na situação de ‘Em emissão’, será aceito comprovante de matrícula impresso no Portal do Aluno com código de barras junto do documento de identidade com foto.

– A carteira é de uso pessoal e intransferível. Quem tiver a carteira aprendida, seja por emprestá-la, ou por estar utilizando a carteira de outro usuário do RU, terá seu acesso bloqueado por 30 dias, a partir do momento em que foi identificado o uso indevido. A reincidência implicará na perda definitiva do acesso ao RU (Ordem de Serviço n. 03/2016 – PRAE).

– A primeira via da carteira nova é gratuita. A partir da segunda o valor para emissão é de R$ 6,25.

– As carteirinhas brancas (antiga), emitidas pelo Sistema de Bibliotecas, continuarão passando normalmente.

Em caso de dúvida, envie um e-mail para secretaria.ru@ufsm.br ou ligue para (55) 3220-8405.