Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

UFSM inaugura Centro de Convenções com mais de mil lugares

Anfiteatro tem dois tipos de plateias, mezanino, sala de ensaios e foyer

Com capacidade para 1.201 pessoas, o Centro de Convenções da UFSM é um dos maiores teatros do Estado. Inaugurada nesta segunda-feira (29), a obra conta com 6.800 m², distribuídos em plateias alta e baixa, mezanino, sala multiuso, sala de ensaios e foyer. Além de ser utilizado para a realização de formaturas e eventos acadêmicos, como palestras e congressos, o local também comportará apresentações e exposições artísticas.

O descerramento da placa de inauguração foi feito em conjunto pelo atual reitor, professor Paulo Afonso Burmann, e pelos ex-reitores professores Paulo Jorge Sarkis, Clovis Silva Lima e Felipe Martins Müller. Em sua fala, Burmann lembrou que o projeto de construção de um Centro de Convenções na UFSM teve origem com a própria Universidade, já sendo vislumbrada pelo reitor fundador, professor José Mariano da Rocha Filho: “este é um momento solene para UFSM. O Centro de Convenções está em construção há 10 anos e é resultado de um sonho alimentado desde o projeto original da UFSM”.

A cerimônia de inauguração contou com apresentações do Grupo de Música do PIBID Licenciatura em Música e da cantora Deborah Rosa. Também foi inaugurada a exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades”, organizada pela professora do curso de Artes Visuais da UFSM Rosa Maria Blanca, no foyer do mezanino.

O primeiro espetáculo no Centro de Convenções está marcado para o dia 23 de junho, com artistas da Universidade – docentes, discentes e técnicos-administrativos. Já para o mês de julho estão previstos o recital de inauguração do piano do Centro de Convenções, com professores do curso de Música; uma apresentação da Orquestra Sinfônica; e o encerramento do Festival de Inverno da UFSM.

Estrutura – Além das poltronas convencionais, o anfiteatro possui poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida e adequadas para pessoas obesas. Há também espaços reservados para usuários de cadeiras de rodas.

No palco, a boca de cena tem 17 metros de largura e 9 metros de altura. A profundidade do palco é de 19 metros, com urdimento de 30 metros de altura. A área total do palco é de 359,6 m². O investimento na obra, até agora, foi de R$ 12,7 milhões, com mais R$ 4 milhões previstos para instalação, até o final de 2017, de equipamentos de som, luzes e cenários.

O projeto do Centro de Convenções ainda prevê obras futuras. Um prédio anexo, com salas de apoio, mini auditórios e restaurantes já está projetado, com o objetivo de dar suporte à realização de eventos na Universidade.

Outras obras – Também durante a cerimônia foram apresentadas outras 12 obras finalizadas no Campus Sede, que perfazem um total de 34.765 m² de área construída. Foram entregues à comunidade acadêmica os seguintes espaços: as bibliotecas setoriais do Centro de Ciências Rurais (CCR) e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o prédio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), a InterHouse (residência para intercambistas), o Núcleo de Química de Heterociclos (CCNE), o Setor de Virologia (CCR), a primeira fase da Pista Multiuso, além de prédios para os cursos de Letras (CAL), Odontologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia (CCS).