UFSM inaugura Centro de Convenções com mais de mil lugares

Anfiteatro tem dois tipos de plateias, mezanino, sala de ensaios e foyer

Com capacidade para 1.201 pessoas, o Centro de Convenções da UFSM é um dos maiores teatros do Estado. Inaugurada nesta segunda-feira (29), a obra conta com 6.800 m², distribuídos em plateias alta e baixa, mezanino, sala multiuso, sala de ensaios e foyer. Além de ser utilizado para a realização de formaturas e eventos acadêmicos, como palestras e congressos, o local também comportará apresentações e exposições artísticas.

O descerramento da placa de inauguração foi feito em conjunto pelo atual reitor, professor Paulo Afonso Burmann, e pelos ex-reitores professores Paulo Jorge Sarkis, Clovis Silva Lima e Felipe Martins Müller. Em sua fala, Burmann lembrou que o projeto de construção de um Centro de Convenções na UFSM teve origem com a própria Universidade, já sendo vislumbrada pelo reitor fundador, professor José Mariano da Rocha Filho: “este é um momento solene para UFSM. O Centro de Convenções está em construção há 10 anos e é resultado de um sonho alimentado desde o projeto original da UFSM”.

A cerimônia de inauguração contou com apresentações do Grupo de Música do PIBID Licenciatura em Música e da cantora Deborah Rosa. Também foi inaugurada a exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades”, organizada pela professora do curso de Artes Visuais da UFSM Rosa Maria Blanca, no foyer do mezanino.

O primeiro espetáculo no Centro de Convenções está marcado para o dia 23 de junho, com artistas da Universidade – docentes, discentes e técnicos-administrativos. Já para o mês de julho estão previstos o recital de inauguração do piano do Centro de Convenções, com professores do curso de Música; uma apresentação da Orquestra Sinfônica; e o encerramento do Festival de Inverno da UFSM.

Estrutura – Além das poltronas convencionais, o anfiteatro possui poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida e adequadas para pessoas obesas. Há também espaços reservados para usuários de cadeiras de rodas.

No palco, a boca de cena tem 17 metros de largura e 9 metros de altura. A profundidade do palco é de 19 metros, com urdimento de 30 metros de altura. A área total do palco é de 359,6 m². O investimento na obra, até agora, foi de R$ 12,7 milhões, com mais R$ 4 milhões previstos para instalação, até o final de 2017, de equipamentos de som, luzes e cenários.

O projeto do Centro de Convenções ainda prevê obras futuras. Um prédio anexo, com salas de apoio, mini auditórios e restaurantes já está projetado, com o objetivo de dar suporte à realização de eventos na Universidade.

Outras obras – Também durante a cerimônia foram apresentadas outras 12 obras finalizadas no Campus Sede, que perfazem um total de 34.765 m² de área construída. Foram entregues à comunidade acadêmica os seguintes espaços: as bibliotecas setoriais do Centro de Ciências Rurais (CCR) e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o prédio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), a InterHouse (residência para intercambistas), o Núcleo de Química de Heterociclos (CCNE), o Setor de Virologia (CCR), a primeira fase da Pista Multiuso, além de prédios para os cursos de Letras (CAL), Odontologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia (CCS).