Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Convenções sedia exposição de Artes Visuais



Com o intuito de divulgar à comunidade acadêmica e externa o que se tem produzido no curso de Artes Visuais da UFSM e de dialogar com as expectativas locais e globais, está instalada no Centro de Convenções a exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades”, sob a curadoria da professora Rosa Maria Blanca. A mostra fica aberta à visitação até o dia 30 de junho.

A exposição conta com 24 obras assinadas por 21 artistas, entre eles docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM. Também compõem a mostra trabalhos de discentes e egressos da Universidade que receberam prêmios ou menções em eventos específicos – obras que atualmente integram o acervo do Museu de Arte de Santa Maria (Masm). A exposição apresenta obras que vão desde uma linguagem mais tradicional, como desenho, pintura e escultura, até criações que exploram linguagens próprias da arte contemporânea, como fotografia, objeto, videoarte e instalação.

De acordo com a curadora, a exposição pretende mostrar o conhecimento produzido no curso de Artes Visuais, dentro do eixo do projeto político-pedagógico da UFSM, ou seja, dentro do eixo ensino, pesquisa e extensão. Os trabalhos artísticos que estão expostos são um reflexo das produções realizadas junto aos grupos e laboratórios de Pesquisa do curso.

Sobre o título da exposição, Rosa explica que o termo sensibilidades “vem lembrar que os afetos e os processos de subjetivação fazem parte da nossa área de conhecimento”. A exposição mostra através das suas propostas que “sem a sensibilidade não é possível nos constituirmos como artistas e muito menos transformar a nossa cultura e a nossa comunidade”, observa a curadora.

Nesse contexto, a professora acrescenta que o espaço do Centro de Convenções complementa a exposição, principalmente o foyer e o mezanino que favorecem os trabalhos de Arte Contemporânea. Para Rosa, a “Arte Contemporânea não se fecha no formato ou se constringe na obra, os trabalhos se expandem no espaço expográfico”. Nesse sentido, o Centro de Convenções revela-se um lugar propício e privilegiado para esse tipo de proposta artística.

A exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades” fica aberta à visitação no Centro de Convenções até o dia 30 de junho. As visitas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca. Para visitas guiadas ou de grupos, é preciso realizar agendamento prévio junto à Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, pelo e-mail ascomgabinete@ufsm.br ou pelo telefone (55) 3220-8700.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-403-14

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes