Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Mostra Artística Multiversidade inaugura palco do Centro de Convenções

Mais de 100 artistas subiram ao palco do Centro de Convenções da UFSM na noite da última sexta-feira (23), no primeiro espetáculo realizado no local, inaugurado no final do mês de maio. A Mostra Artística Multiversidade, sob a direção geral da professora Raquel Guerra, reuniu artistas de diferentes modalidades. Um espetáculo diverso, com música, dança, teatro, artes circenses e audiovisual encantou a plateia presente.

Sete diferentes atrações compuseram a programação do Multiversidade. A Banda Sinfônica da UFSM abriu o espetáculo, executando sete composições. Em seguida, palhaços e acrobatas “sequestraram” os músicos e seus instrumentos, abrindo espaço no palco para as artes circenses. As Irmãs Pulga e o Circo Bambo deram continuidade à Mostra com números de palhaçaria e acrobacias com bambolês.

2017 06 23 Multiversidade 1 Mariana Flores

O Multiversidade abriu espaço também para a dança. Fragmentos dos espetáculos FeridaCalo e Corpos Contemporâneos trouxeram visuais e coreografias impactantes, provocando a reflexão sobre padrões estéticos da sociedade contemporânea. Na sequência, o curta-metragem de ficção Sob a Ótica dos Deuses, deu uma amostra da produção audiovisual da Universidade. O DTG Noel Guarany foi o responsável por fechar a programação, com uma apresentação de músicas e danças tradicionais gaúchas, que representaram a trajetória dos estudantes na UFSM, desde o ingresso até a formatura.

2017 06 23 Multiversidade 24 Mariana Flores

O maestro da Banda Sinfônica João Batista Sartor definiu o espetáculo como “um evento multifacetado e equilibrado”. Segundo ele, “a arte não é só entretenimento, beleza e sentimentos nobres, com a fruição prazerosa do espetáculo por parte da plateia. A arte é vida, emoção, sofrimento, violência, fé, tradição, contestação, rebeldia, tabu, é tudo, deste que seja feita com competência e conteúdo artístico”.

A diretora geral do Multiversidade, a professora Raquel Guerra comemorou o sucesso do evento, destacando a mobilização dos artistas e grupos envolvidos, bem como o excelente público que prestigiou as apresentações. Para ela, a mostra deu visibilidade a diferentes áreas do conhecimento e linguagens, mas ainda não foi suficiente para dar conta da vasta produção existente na Universidade. “O sucesso do espetáculo no Centro de Convenções nos mostrou que há possibilidade de realizar apresentações artísticas no espaço e que existe um público interessado neste tipo de evento. Fica a expectativa para a realização de outras mostras e eventos artísticos e culturais”, avalia a professora.

Doações – O primeiro espetáculo do Centro de Convenções também teve caráter solidário. O público presente fez a doação de cerca de 80 quilos de alimentos não perecíveis e 170 peças de roupas e calçados. As doações serão entregues a uma comunidade indígena atendida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, por meio de suas ações sociais.

Próximos eventos – Além da Mostra Artística Multiversidade, outras atrações estão previstas para os próximos meses, marcando o Programa Cultural de Inauguração do Centro de Convenções. No dia 03 de julho será aberta a exposição fotográfica “Através da Lente – veja com os nossos olhos”, produzida por acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Produção Editorial.  No dia 05 de julho, será realizado o concerto de inauguração do piano Steinway. Já no dia 13 de julho, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em conjunto com a banda Magical Mistery, apresentará um repertório de canções da banda inglesa The Beatles. Fechando a programação cultural, no dia 11 de agosto, a Universidade promoverá um espetáculo com artistas locais, selecionados por meio da Chamada Pública 04/2017, publicada no site da UFSM (http://site.ufsm.br/licitacoes/).