Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Pianistas da UFSM vão inaugurar piano Steinway em concerto no Centro de Convenções

O próximo espetáculo que marca o programa cultural de inauguração do Centro de Convenções da UFSM já tem data marcada: será na próxima quarta-feira (5), às 19h. A atração desta vez será o piano de cauda da marca Steinway & Sons, que será inaugurado por pianistas da própria universidade. O concerto será aberto a toda a comunidade, com entrada franca.

Cinco pianistas, vinculados ao Departamento de Música da UFSM, se revezarão no palco, executando um repertório de músicas clássicas e populares. A professora Silvia Hasselaar vai abrir o concerto com duas composições, de Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos. Em seguida, o professor Daniel Morales executará uma canção própria, intitulada “Piazzollando”. As professoras Claudia Deltregia e Vera Vianna darão sequência ao espetáculo com obras de Ernesto Nazareth e Robert Schumann, e de Sergei Rachmaninoff, respectivamente. O pianista e diretor geral do espetáculo, Taiur Fontana, fecha o concerto executando uma composição de Franz Liszt.

Fontana destaca que o concerto será uma oportunidade ímpar para a comunidade santa-mariense conhecer o piano e apreciar um repertório variado que explora as várias possibilidades do idioma do instrumento. “Temos poucos concertos em Santa Maria e pouco acesso a grandes instrumentos como esse. O piano Steinway é o instrumento musical de maior excelência dentre todos os demais em nossa Universidade e é a maior marca de pianos do mercado. Esta será uma grande oportunidade para quem aprecia música, arte e cultura”, observa o diretor do concerto.

O piano – Reconhecidos mundialmente pela qualidade e atenção aos detalhes, os pianos da marca Steinway & Sons são fabricados na Alemanha enos Estados Unidos (o adquirido pela UFSM foi fabricado nos Estados Unidos). Os instrumentos da marca não possuem componentes plásticos, tendo 85% de sua composição em madeira. O modelo D adquirido pela Universidade é o principal modelo utilizado em grandes concertos, presente nas melhores salas e teatros do mundo todo, sendo o preferido entre renomados pianistas.

e3b2b979 7d88 4d1b b653 724ba4f9ad6e

O piano tem 2,74 metros de comprimento – dimensão que o torna o maior modelo de piano existente no mercado. A extensão do instrumento, que o diferencia de outros modelos, se deve à caixa de ressonância, a popular cauda, que é maior, abrigando cordas mais longas, capazes de gerar maior potência de som, o suficiente para “encher” uma grande sala como o Centro de Convenções.

Adquirido em 2011, o piano só chegou à UFSM em abril deste ano, após uma série de problemas no embarque e transporte. O piano está instalado no Centro de Convenções e deverá ser usado por pianistas para recitais e concertos, e também em outros eventos da área da música que demandem o uso do instrumento.

Ingressos – O concerto de piano será aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Grupos e escolas de Santa Maria e região podem fazer agendamentos para participação, por meio do telefone (55) 3220-8700.

Na ocasião, a organização do evento vai receber doações de agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão repassados às comunidades atendidas pelas ações sociais desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão.