Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Congresso da Sober vai discutir inovação, extensão e cooperação na área rural

De 30 de julho a 3 de agosto, Santa Maria vai receber o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Tendo como tema “Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento”, o evento ocorre no Centro de Convenções da UFSM e em salas de aula do Colégio Politécnico e do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O colégio é um dos órgãos promotores do congresso, juntamente com os programas de pós-graduação em Extensão Rural, Administração e Agronegócio.

O Congresso da Sober promove a reunião de pesquisadores, técnicos, profissionais e formuladores de políticas públicas visando à discussão de temas relacionados com a agricultura, agronegócio e desenvolvimento rural do Brasil. Além disso, são divulgados resultados de pesquisas, promovendo o intercâmbio e troca de experiências entre os participantes do evento. Essas ações têm como objetivo a geração de informações científicas sobre assuntos do âmbito rural, bem como a formação de recursos humanos de alta capacidade e com habilidades profissionais que possam contribuir com o avanço do conhecimento.

A estrutura organizacional do congresso se desdobra em palestras, painéis temáticos, sessões de debate e reuniões de grupos de pesquisa, além de espaço para apresentação de pôsteres e minicursos, reunindo em torno de 800 participantes. Toda a produção científica apresentada no congresso é amplamente divulgada através dos meios digitais, tanto entre os participantes quanto para as principais bibliotecas acadêmicas nacionais e internacionais.

A palestra de abertura terá o mesmo título do tema geral do evento: “Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento”. Será ministrada pela professora Sonia Pereira Bergamasco, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre os palestrantes e painelistas, estão docentes de diversas universidades do Brasil e exterior, além de representantes de órgãos como o Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Relações Exteriores e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A programação completa, instruções para inscrição e outras informações sobre o congresso constam na página sober.org.br/congresso2017.