Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

​UFSM sedia 55º Congresso da Sober

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediará entre os dias 30 de julho e 3 de agosto o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Nesta edição, o congresso abordará a temática Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento. A cerimônia de abertura será realizado no Centro de Convenções, a partir das 19h, deste domingo (31).

Santa Maria recebe pela primeira vez o congresso graças ao envolvimento dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural e em Administração da UFSM, responsáveis pelas maiores delegações e pelo maior número de trabalhos apresentados nas edições anteriores do Sober, conforme afirma Janaína Brandão, uma das organizadoras locais. O congresso volta ao Rio Grande do Sul após oito anos e tem como sede, pela primeira vez, um município que não é capital estadual.

O objetivo geral é promover o intercâmbio, a troca de experiências e facilitar a discussão de temas relacionados à agricultura e ao meio rural, mediante participação de pesquisadores, técnicos, profissionais e formuladores de políticas públicas identificados com as disciplinas da Economia Rural, Sociologia e Administração Rural.

Dentre os palestrantes, destacam-se as presenças do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Ramos, e o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues. Além das palestras, dos Grupos de Trabalho(GT), também estão previstos dois minicursos e visita técnica à Rota Bioma Pampa, que compreende vinhedos e agroindústria.

Até o momento, o congresso já recebeu 600 inscritos. Vale destacar que as inscrições como ouvinte estarão disponíveis até o primeiro dia do Sober.

A programação completa está disponível no site

Texto: Maira Trindade, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias