Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

XIV ENEPEA 2018 Escalas da Paisagem – dos Fragmentos à Reconectividade



O XIV ENEPEA tem como tema central: ESCALAS DA PAISAGEM: DOS FRAGMENTOS À RECONECTIVIDADE. O tema visa tratar da problemática, desafios e potencialidades contemporâneas dentro do âmbito da arquitetura paisagística em termos de planejamento, projeto e gestão do Sistema de Espaços Livres e da Paisagem em suas diversas escalas de abordagem. A discussão desencadeada sobre o tema central do XIV ENEPEA pretende fomentar a articulação de um trabalho integrado entre universidades (públicas e privadas), sociedade, gestores públicos e profissionais, de forma a promover a reflexão, a troca de conhecimentos, o crescimento técnico-científico e a integração entre acadêmicos e professores (graduação e pós-graduação), pesquisadores e profissionais em arquitetura paisagística atuantes na esfera pública e privada, bem como nos cenários local, regional, nacional e internacional.

O Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ENEPEA) é um encontro nacional bianual com treze edições já realizadas, sendo que em sua décima quarta edição, o Encontro ocorrerá na cidade Santa Maria, RS, completando 24 anos de importante alcance nacional e impacto acadêmico e social de grande relevância. Este evento, caracterizado como importante fórum de arquitetura paisagística no Brasil reúne professores, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e profissionais com corpo técnico especializado que atuam em projetos paisagísticos nas mais variadas escalas de aproximações da arquitetura paisagística brasileira, latino-americana e internacional contemporânea, interessados no desenvolvimento das práticas e discussões no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e de projeto nessa área de conhecimento. Juntamente ao XIV ENEPEA, será realizado o XIII Colóquio QUAPÁ-SEL, evento que reúne diversos grupos de pesquisa de universidades públicas e privadas brasileiras que integram a rede de pesquisa nacional QUAPÁ-SEL (Quadro do Paisagismo no Brasil), coordenada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Realizado em cidades de diferentes regiões do país, o ENEPEA teve sua primeira edição do evento na cidade do Rio de Janeiro (UFRJ – 1994), depois seguiu com edições em São Paulo (FAUUSP – 1995 e 2006), São Carlos-SP (USP – 1996), Florianópolis (UFSC – 1998), Rio de Janeiro novamente (UFRJ – 2000), Recife (UFPE – 2002), Belo Horizonte (UFMG – 2004), Curitiba (UFPR – 2008) e Porto Alegre (PUCRS – 2010), Campo Grande (UFMS – 2012), Vitória (UFES – 2014) e Salvador (UFBA – 2016). Em 2018, o XIV ENEPEA será realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo a primeira vez em uma instituição situada em uma cidade de médio porte no interior da região sul do país. O XIV ENEPEA tem por objetivo dar continuidade às discussões já realizadas nas edições anteriores com vistas à disseminação de conhecimento e ao aprimoramento dos instrumentos de ensino, pesquisa e extensão através dos fundamentos teóricos, procedimentos técnicos, científicos e metodológicos e capacitação no exercício prático de profissionais e pesquisadores atuantes na arquitetura paisagística.

A realização do ENEPEA constitui-se em uma importante oportunidade para o alinhamento de metodologias e criatividades, dos fundamentos teórico-críticos e projetuais que estruturam o ensino de Paisagismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo no país. Cria-se ainda uma oportunidade de somar esforços para mitigar as lacunas e deficiências das estruturas e diretrizes curriculares do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Não obstante, o evento se constitui também em um momento de troca de experiências, de difusão de conhecimento produzido e de experimentação de novos referenciais, de novas metodologias projetuais e de técnicas e infraestruturas inovadoras aplicadas ao ensino, pesquisa, extensão e às práticas profissionais em Arquitetura Paisagística. Outro resultado esperado incide sobre a construção de conhecimento que possibilite contribuir para órgãos públicos federais, estaduais e municipais quanto à formulação ou ao aprimoramento das políticas voltadas para a paisagem e sistemas de espaços livres.

Como forma de agradecimento à realização desta edição, o XIV ENEPEA presta homenagem especial a arquiteta e urbanista Miranda Martinelli Magnoli, referência nacional na área de Paisagismo no Brasil e que nos deixou recentemente em julho de 2017. Miranda foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pioneira nos estudos sobre Paisagismo no país através dos conceitos estabelecidos e aplicados por ela em suas disciplinas, tornando o Paisagismo uma área de conhecimento consistente no contexto da faculdade e da época. Reconhecida por sua grande contribuição acadêmica, recebeu uma edição especial da Revista Paisagem e Ambiente número 21 no ano de 2006


Publicações Recentes