Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

XVIII Encontro Regional Sul da ABEM

A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) é uma entidade fundada em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar, sistematizar, consolidar e difundir o pensamento crítico, o conhecimento e a pesquisa em Educação Musical no Brasil. Desde sua criação, a ABEM realiza Congressos Nacionais e, posteriormente, Encontros Regionais, visando fomentar a produção e circulação de conhecimentos, bem como reflexões e a troca de experiências na e para área da Educação Musical. Os Encontros Nacionais e Regionais são itinerantes, sendo organizados em locais estratégicos das cinco regiões que compõem o cenário nacional.A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no centro do Rio Grande do Sul, sediou o evento nos anos de 2001 e 2008 e, neste momento, será palco dos 18 anos de Regional Sul.

É com alegria que a UFSM sedia o XVIII Encontro Regional Sulda ABEM com o tema Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e interessados dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A UFSM será locus de reflexões sobre as conquistas, a produção científica, a realidade da formação profissional e das práticas pedagógicas no campo da Educação Musical, além das políticas públicas e seus impactos para o ensino de música. Será espaço para a circulação de grupos musicais e para o lançamento de novas obras de educação musical e discografia.

A organização, a cargo do Laboratório de Educação Musical- LEM – CE/UFSM, do grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (CNPq) e do Curso de Música (Licenciatura e Bacharelado em Música), que neste ano completa 55 anos de existência na UFSM, prevê a realização de conferência, mesas de debates, comunicações de pesquisas e de experiências, apresentações musicais, fórum, exposição dos 18 Anos de Regional Sul e lançamentos a serem realizados nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

O evento inicia no dia 26/09, as 12h30m com um concerto da Orquestra Sinfônica no Centro de Convenções, com o solista Prof. Dr. Pablo Gusmão (piano).As 17h30m será realizada a solenidade de abertura, reunindo professores de diferentes instituições do RS, da área de Percussão, com experiências em projetos sociais, cuja formação foi realizada no Laboratório de Percussão da UFSM. O concerto de encerramento, no Centro de Convenções, no dia 28/09, as 18h, será realizado pela Banda Sinfônica da UFSM.As apresentações musicais serão abertas à comunidade universitária e santamariense. A coordenação do evento é das professoras Luciane Wilke Freitas Garbosa e Claudia Ribeiro Bellochio.