Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Uma casa, várias culturas: Centro de Convenções da UFSM comemora 3 anos

Hoje, 29 de maio, o Centro de Convenções da UFSM comemora 3 anos de sua inauguração no campus sede da Instituição. Considerado um dos maiores teatros do interior do Rio Grande do Sul, o espaço abrigou, ao longo dos seu último, ano mais de 26 formaturas, 37 espetáculos artísticos e 11 eventos técnicos e científicos. A grandeza do espaço rompe fronteiras e traz, à cidade de Santa Maria, inúmeros eventos culturais de grande projeção nacional, além de fomentar a produção artística não apenas da Instituição, mas também da comunidade regional.

Para a coordenadora de Cultura e Arte, responsável pela administração do Centro de Convenções, Vera Vianna, o espaço, que começou com sua programação tímida em 2017, consolidou-se como uma referência cultural em 2019 — ano em que recebeu eventos de porte nacional e internacional. Além disso, a professora lembra que os mais de 100 eventos que o Centro de Convenções recebeu no último ano contaram com a casa cheia na quase totalidade das promoções. Em virtude da pandemia de Covid-19 e das suspensão das atividades presenciais na UFSM, o último evento que o espaço abrigou foi a calourada — evento de boas-vindas ao novos estudantes da Instituição.

Apesar de estar fechado para o público durante a crise de saúde que atravessamos, o Centro de Convenções não deixou de promover a cultura na região central do Rio Grande do Sul. A professora Vera lembra que ainda não é possível prever quando o CC será reaberto para o público, mas que ações culturais à distância já estão sendo pensadas. “Estamos planejando algumas atividades online, utilizando o palco do Centro de Convenções, mas sem a presença de público. Essas lives no palco do CC serão uma forma de continuar fomentando a produção artística na cidade”, finaliza Vera.

O Centro de Convenções, para além de receber grandes espetáculos, também é a casa de grupos culturais, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Desde 2019, a Orquestra está sediada no CC, local onde realiza seus ensaios e algumas de suas apresentações. O maestro João Batista Sartor lembra que desde a inauguração do espaço, em 2017, a parceria entre o CC e a Orquestra vem proporcionando, à comunidade regional, grandes espetáculos culturais. “Foram eventos memoráveis que tivemos, como o ballet O Quebra-Nozes, a Ópera As Bodas de Fígaro, A Poesia Orquestrada de Antônio Augusto Ferreira, os Beatles in Concert, o Concerto dos Animais, os Concertos Didáticos e a participação do Coro de Câmara e do Coral da UFSM, além de receber convidados ilustres como maestros, solistas, professores, alunos, artistas e musicistas.”, finaliza João.

Hoje, apesar de o espaço estar em silêncio, as comemorações pelos 3 anos de sua fundação seguem de forma virtual. Esperando para receber novamente o público e os artistas em seu espaço físico, o Centro de Convenções promove a cultura online, no site do CC, reunindo obras mundiais e produções de artistas de dentro da UFSM. Para ter acesso a esse conteúdo e poder acessar a cultura sem sair de casa, basta entrar no site ufsm.br/cc e aproveitar espetáculos de dança, música, visitas virtuais a museus e tantas outras formas de manifestações culturais.

Redação: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão