Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Apresentação

O Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria, inaugurado em 2017, denota o protagonismo que a Universidade exerce junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Além de atender as tradicionais solenidades de colação de grau e os eventos científicos da Universidade, a infraestrutura oferecida permite a realização de espetáculos que antes eram restritos aos teatros das grandes capitais, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à arte.

O Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria, inaugurado em 2017, denota o protagonismo que a Universidade exerce junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Além de atender as tradicionais solenidades de colação de grau e os eventos científicos da Universidade, a infraestrutura oferecida permite a realização de espetáculos que antes eram restritos aos teatros das grandes capitais, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à arte.

Esta edificação é um dos maiores teatros no interior do estado do Rio Grande do Sul, totalizando uma área construída de 6,8 mil m2. Sua capacidade, entre plateia alta e baixa, é de 1.201 lugares, considerando poltronas convencionais, mobilidade reduzida, obesos e pessoas com deficiências.

Conta com uma sala multiuso, uma sala de ensaios, dois camarins coletivos, camarins individuais, banheiros, bar, foyer e mezanino.

Sala de espetáculos

Teatro com 1.201 lugares sentados. 

LugaresPlateia AltaPlateia BaixaMezaninoTotal
Convencional4713323501153
Pessoas com deficiência 141024
Mobilidade reduzida10212
Obesos82212
TOTAL5033463521201

A largura de boca de cena é de 17 m, a altura de boca de cena é de 9 m, a profundidade do palco é de 19 m, a altura do urdimento é de 30 m – um dos maiores do país, distribuídos num palco com área de 359,6 m².

lateira

 

Foyer

O foyer da entrada principal e do mezanino em seus 1,2 mil m2, com disponibilidade para receber exposições e vernissages.

Evento Exposição Artes Visuais 

 

Sala de Ensaio

A Sala de Ensaio equivale ao palco em tamanho, possibilitando as marcações para ensaios de espetáculos de música, teatro e dança.

 

Sala Multiuso

Mais informações em breve.

Alternar conteúdo

TEATRO

Com capacidade para 1201 pessoas (Plateia alta: 503 lugares, Plateia Baixa: 329 lugares, Mezanino: 329) e palco de 369 m², o Teatro do Centro de Convenções é palco para grandes eventos da UFSM e da cidade de Santa Maria, congressos, jornadas acadêmicas, festivais internacionais, espetáculos de teatro, dança, Concertos, Recitais, Shows, eventos das mais diversas formas. Conta com 6 camarins, cabine de som e luz, sala vip, foyers, cafeteria, bilheteria e chapelaria, possui total acessibilidade e lugares especiais para obesos.   

4 1 4 2

4 3 4 4

  

FOYER MEZANINO

O Foyer Mezanino ocupa 685 m² na parte superior, sendo um espaço oportuno para receber exposições e vernissages, conta com duas salas de apoio para eventos.  

 1 11

12 fff

 

 

SALA DE ENSAIO

A Sala de Ensaio tem uma área de 273,5m², similar ao tamanho do palco do Teatro do Centro de Convenções. A sala é oportuna para os usuários ensaiarem com base na dimensão do palco oficial.

 122 1233

124 dddd

 

 

SALA MULTIUSO

Um espaço de 343m² dentro do Centro de Convenções para abrigar pequenos eventos  

 13 132 

 133

O Comitê Gestor é o órgão responsável pelos assuntos relativos ao Centro de Convenções,nomeado pelo Gabinete do Reitor. Fazem parte do Comitê os seguintes membros:

I – Representante da Coordenadoria de Cultura e Eventos: Profa. Vera Lucia P. Vianna

II – Representante da Pró-Reitoria de Administração: Técn. Adm. Ronaldo Soares de Lima

III – Representante da Pró-Reitoria de Graduação: Profa. Martha Adaime

IV – Representante do Gabinete do Reitor: Profa. Aline Dalmolin

V – Representante da Área de Formação Artística: Profa. Raquel Guerra

VI – Representante dos Diretores de Unidades de Ensino Superior e de Unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica: Profa. Sônia Cechin

VII – Representante Discente: Acad. Rodrigo Poletto