Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Palestrantes

Bruno Weiblen

Graduado em Administração pela UFSM e Mestre em Administração pela UFSM. Foi Professor de Administração da UFSM e Coordenador de Planejamento da Faculdade Metodista de Santa Maria. Foi Presidente da OBJETIVA JR, Empresa Júnior da UFSM e da Federação das Empresas Juniores do RS. Fundador da GSI Online, empresa que iniciou na Incubadora Tecnológica da UFSM, especializada em soluções para Educação a Distância e que foi posteriormente adquirida pelo Grupo A Educação, onde foi Gerente de Novos Negócios, Gerente Geral da joint-venture com a empresa americana Blackboard e atualmente é Diretor Comercial de todos os produtos e soluções do Grupo A, incluindo aí o mais o recente negócio da empresa, a SAGAH, joint-venture com a maior consultoria de educação do Brasil, Hoper Educação, que oferece uma solução completa de conteúdo, serviços e tecnologia para instituições de ensino.

 

Diego Drumond

Formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Marketing e Vendas, atua na área editorial há 18 anos, acumulando experiências ao dirigir negócios nos mais diversos segmentos do mercado, desde os focados em programas governamentais aos que se dedicam a livrarias, bancas, supermercados, assinaturas, feiras, pontos de conveniência, catálogos e porta a porta. Formou e coordenou equipes editoriais, comerciais, logísticas, de produção gráfica, financeiras, de marketing e administrativas em empresas de médio e grande porte. Capitaneou severas reduções de custo e mudanças culturais profundas. Formou desde o zero diversos departamentos e fundou uma empresa, além de ter sido sócio de outras duas. Prospectou e fechou negócios e licenciamentos nacionais e internacionais de livros, revistas, cursos, filmes e marcas. Representou e projetou empresas e selos no mercado, desenvolvendo e aplicando suas estratégias institucionais, em clientes, associações de classe, órgãos governamentais e regulatórios. Em sua mais recente experiência dirige simultaneamente duas editoras, uma com foco em livros didáticos e paradidáticos e outra com atuação concentrada em livrarias e varejo em geral. Atualmente é Vice Presidente de Comunicação na Associação Brasileira de Difusão do Livro; Conselheiro Fiscal na Câmara Brasileira do Livro; Diretor Comercial na Girassol Brasil Edições; Diretor Comercial na Faro Editorial / Edição Limitada. Foi presidente na Associação Brasileira de Difusão do Livro de Março de 2011 à Março de 2015.

 

Fernando Cesar Quaglia

É publicitário e conta com mais de 9 anos de vasta experiência no mundo editorial nacional e internacional. É fundador e diretor da Capítulo Sete, empresa especializada em oferecer serviços editoriais. Atualmente atende diversas editoras do Brasil dos mais variados segmentos. Entre seus clientes encontram-se editoras de livros didáticos, técnicos, universitários, infantis, religiosos e editoras de literatura em geral. A empresa esta especializada em publicações digitais, oferecendo consultorias e treinamentos para o mercado editorial. Ministra cursos, palestras e treinamentos na Universidade do Livro (UNIL) da UNESP e em outras instituições de ensino.

 

Fernando Luce

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Master of Business Administration – Michigan State University (1974) e doutorado em Administração de Empresas – Michigan State University (1982). Professor Titular da Escola de Administração da UFRGS. Foi Diretor Científico da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa) nos períodos 1997-2000 e 2010-2014. Tem publicações nos principais periódicos brasileiros de Administração (RAC, RAUSP e ERA) e também no exterior (Journal of Business Research e Marketing Intelligence and Planning). Participante, com apresentação de trabalhos, em conferências nacionais e internacionais de Administração (AMA – American Marketing Association, EMAC – European Marketing Academy, BALAS – The Business Association of Latin American Studies, CLADEA – Conselho Latino Americano de Escolas de Administração, ENANPAD – Encontro Nacional da ANPAD, EMA – Encontro de Marketing da ANPAD). Tem experiência docente e em consultoria na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing (marketing e o valor da firma, customer equity, brand equity e produtividade em marketing), planejamento e estratégia empresarial, estratégias de marketing.

 

Geraldo Francisco Huff

Jornalista. Coordenador-geral do Sistema de Educação Continuada a Distância (SECAD), da Artmed Panamericana Editora. Ex-presidente da Editora da UFRGS e da Editora da ULBRA. Coordenou a Feira do Livro de Porto Alegre e foi presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Também foi professor nos cursos de Comunicação Social da UFRGS e da ULBRA.

 

Jonas Mateus

Profissional com mais de 25 anos de experiência avançada no ramo das artes gráficas, vivenciados em empresas de editoração eletrônica, design e bureaus digitais de pré-impressão e sinalização. Atua como Consultor Técnico e instrutor nas áreas de Pré-impressão, Sistemas de Impressão/Sinalização, Design, Editoração Eletrônica, Informática com ênfase em Redes, Internet e Workflows.

 

 Luís Antonio Torelli

Foi eleito presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para o biênio 2015-2017. Desde 2011 integra a diretoria da entidade. Graduado em Administração de Empresas, atua no mercado editorial desde 1982. Em 2003 iniciou as atividades da Trilha Educacional Editora, da qual é o diretor geral. Foi presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Exerceu a função de membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), ambos órgãos do Ministério da Cultura (MinC), na área de Livro, Leitura e Literatura. Participou também da diretoria do Instituto Pró-Livro (IPL), cuja missão é desenvolver programas para transformar o Brasil em uma nação de leitores.

 

Marieta de Moraes Ferreira

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), pós-doutora pela École des Hautes en Sciences Sociales (1997) e pela Universidade de São Paulo (2011). Professora Associada (4) do Instituto de História da UFRJ. Coodernadora Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História(2013 até o momento); Coordenadora do Programa de História Oral do CPDOC (1992-1995); editora da Revista Brasileira de História (2009-2013); Presidente da Associação brasileira de História Oral (1992-1994); Presidente da International Oral History Association (IOHA) diretora do CPDOC (1999-2005); Pesquisadora e professora titular do CPDOC/FGV (1978/2012) e editora da Revista Estudos Históricos (1992/1998). Atualmente é coordenadora do programa de livros didáticos da Fundação Getúlio Vargas RJ, membro do conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais, Diretora executiva da Editora FGV. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nas seguintes áreas: historiografia, história oral, história política, história do Rio de Janeiro, ensino de História, entre outros.

 

Raquel Menezes

Foi eleita presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para o biênio 2015-2017. Desde 2013 integra a diretoria da entidade. É formada em Letras pela UFRJ, onde  atualmente cursa o Doutorado em Literatura Portuguesa. 

 

Representante Associação Nacional de Livrarias (ANL)

 

Roberto Romano da Silva

Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1973) , doutorado em Filosofia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1991) . Atualmente é Professor titular MS6 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Eglise, Etat.

 

Wrana Maria Panizzi

Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1970), bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1972), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), especialização em Urbanisme et Amenagement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1979), doutorado de III Cycle en Urbanisme et Amenagement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1984) e doutorado em Science Sociale pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1988). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (1981-1983), Pró-Reitora de Planejamento (1992-1994) e de Administração (1992-1993) e Reitora, por dois mandatos (1996-2004). Pesquisadora e Consultora do CNPq, foi membro e coordenou o Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas. Foi membro do Conselho Superior da FAPERGS, tendo também participado do Conselho da CIENTEC, FINEP, CGEE e EMBRAPA. Foi Presidente da Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE) e do SEBRAE-RS. Atuou como Presidente do Conselho Universitário Iberoamericano (CUIB) (2002-2003), também do Fórum das Instituições de Ensino Superior do RS (2002-2004) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ANDIFES (2003-2004). Foi ainda membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM – 1997-2004). Possui livros e artigos nacionais e internacionais na área de educação superior, CT&I e estudos urbanos e regionais. Tem participado em diferentes conselhos administrativos e deliberativos de instituições de fomento à formação de recursos humanos e à pesquisa, bem como de organização e coordenação de atividades científicas e acadêmicas nacionais e internacionais. Em 2008, foi condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã-Cruz – em 2002, na categoria Comendador pelo MCT, e, em 1989, recebeu condecoração da Ordem Militar do Exército Nacional. Em 2001 recebeu o Prêmio Direitos Humanos no RS, concedido pela Unesco e, em 2004, o Prêmio Pena Libertária da Educação pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul Sinpro/RS. Entre as homenagens recebidas estão os títulos de Cidadã de Porto Alegre, em 1998; a Medalha Cidade de Porto Alegre, em 2001; o Prêmio de Mulher Cidadã na categoria Profissionalização e Emprego, em 2002; e na categoria de Educação, em 2004, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Recebeu, ainda, a Medalha de Serviços Distintos, concedida pela Brigada Militar do Estado; a Medalha Negrinho do Patoreio, em 2000; e foi também condecorada pela Ordem do Ponche Verde, Grau Oficial, em 2004, todas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu a Grande Medalha da Inconfidência pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 2004.