Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exploração da parte aérea da mandioca para produção de silagem



Exploração da parte aérea da mandioca para produção de silagem

Eduarda Grün

mandioca

Fotografia por thekaikoroez 

 

 

A mandioca (Manihot esculenta, Crantz) é uma planta originária do continente americano, os povos nativos foram os responsáveis por sua disseminação, enquanto os portugueses a difundiram para o restante do mundo, especialmente a África e Ásia, que atualmente são os maiores produtores mundiais. Dada a sua rusticidade, sendo bem adaptada a solos com baixa fertilidade e eficiente no uso da água, essa cultura é tradicionalmente associada à agricultura familiar, voltada principalmente à produção para subsistência visando a diversificação da base alimentar.

Comumente a parte aérea da mandioca é perdida no campo durante a colheita das raízes, e somente uma pequena porção é utilizada na produção de manivas. Dessa forma, uma boa alternativa é o uso para alimentação animal em forma de silagem, melhorando a alimentação dos bovinos e reduzindo custos.

A ensilagem da mandioca deve ser feita antes da queda das folhas, pois estas representam a parte mais nobre, conferindo maior valor nutritivo. A parte aérea da mandioca, na forma de silagem, apresenta em média 25% de matéria seca e 12% de proteína bruta, enquanto a silagem de milho possui valores de 32,4% de matéria seca e 7,1% de proteína bruta. Destaca-se que a mandioca apresenta boas propriedades bromatológicas, podendo ser utilizada em alternância com outros alimentos e ainda ensilada juntamente com gramíneas, pois estas apresentam teores de proteína inferiores.

Recomenda-se o aproveitamento do terço final da planta, o restante, a cerca de 40 cm do solo é utilizado para multiplicação. Durante o processo de ensilagem, os fragmentos, que devem possuir de 1 a 2 cm, são acomodados nos silos e a cada 20 cm de material realiza-se a compactação do mesmo. É importante executar o processo de forma rápida, os silos devem ser cheios até que seu topo tenha formato abaulado, evitando o acúmulo de água sobre a lona utilizada na proteção.

A mandioca contém compostos químicos que geram o ácido cianídrico (HCN), cujos efeitos tóxicos podem resultar em danos neurológicos, podendo levar a morte dos animais. No entanto, o processo de ensilagem elimina as propriedades do ácido através da fermentação, podendo ser fornecida ao rebanho bovino sem problemas.

Por fim, mundialmente o Brasil é o segundo maior produtor de mandioca, onde os estados do sul produzem 20% do produto e a parte aérea não possui exploração comercial. Considerando que os subprodutos da mandioca têm grande fonte energética, podem ser usados para nutrição dos ruminantes, complementando a alimentação e otimizando a produção familiar. Mais informações podem ser adquiridas no seguinte endereço eletrônico: https:// www.milkpoint.com.br/colunas/thiago-fernandesbernardes/mandioca-uma-alternativa-como-recursoforrageiro-8199n.aspx

Publicado: Jornal Serrano 13/05/2019

Eduarda Grün 

Acadêmica do 5º semestre do curso de Agronomia Universidade Federal de Santa Maria 

Bolsista do grupo PET Agronomia

E-mail: eduarda.grun@gmail.com,

Contato: (55)99119-8783

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-779-601

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes