Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

A importância do boro na cultura da soja

O potencial produtivo da soja é afetado por muitos fatores, entre eles a fertilidade do solo que, em associação às condições climáticas e disponibilidade de água, desempenham funções para a realização de diversos processos vitais nas plantas. A interação entre esses fatores determinará o potencial produtivo das plantas de soja. No entanto, o entendimento desses fatores é complexo, por isso, isolamos cada um deles com o intuito de melhorar a tomada de decisão.

Um grupo desses fatores que tem merecido atenção pelos técnicos são os micronutrientes, entre eles o boro. Este é um micronutriente de grande importância para a cultura da soja, porém o manejo da sua adubação requer cuidados especiais, uma vez que sua falta pode ocasionar perdas consideráveis para aqueles que almejam alta produtividade, pois a sua deficiência acarreta na desorganização no crescimento do tubo polínico, má formação dos vasos condutores e diminuir a germinação do grão de pólen.

FONTE: imacol, imagem adaptada pelo autor (Estudos mostram que a melhor absorção de Boro pelas plantas é aplicação diretamente nas folhas se comparado com espalhamento no solo.)

Além disso, o boro é imprescindível para diversas outras funções nas plantas, como para respiração celular, síntese e estruturação de células-guarda, síntese e metabolismo de fenóis, transporte de açúcares nas plantas, metabolismo de carboidratos e na lignificação. O boro apresenta baixa mobilidade na planta (Castillo, 2016), portanto, os sintomas de deficiência são encontrados primeiramente nos tecidos jovens e recém-formados.

O boro não é encontrado isolado na crosta terrestre e o principal minério que o contém esse elemento é o bórax. Nos solos, o teor total varia entre 3 e 100 mg/kg, com valores médios entre 10 e 20 mg/kg (Vanin, 2014). O teor médio de B nas folhas estimado corresponde à concentração de 0,8 mg L-1 de B e na solução foi de 83 mg kg-1. Este teor estimado pode ser considerado muito próximo do limite crítico para a ocorrência de sintomas de toxidez (Mascarenhas, 2001).

O micronutriente é absorvido pelas plantas como ácido bórico e borato, tanto via radicular como foliar. A adubação, quando realizada diretamente ao solo pode ter grande proporção lixiviada, portanto, a melhor maneira indicada para a aplicação desse nutriente é na forma foliar, garantindo assim melhores rendimentos em seus resultados (Biscaro, 2007).

Em um cenário onde produtores buscam, cada vez mais, alcançar o teto produtivo, analisar fatores mais pontuais, tais como, a relação da fertilidade do solo e seus micronutrientes, começam a fazer parte da rotina das análises além dos teores, já tão comumente trabalhadas, como fração de argila e pH do solo, agora, cada vez mais, as condições de avaliações bioquímicas são relevantes, a exemplo, como o boro influencia diretamente em fatores fisiológicos e que alteram a produtividade na planta da soja.

Autor:

André Müllich , acadêmico do 3º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria .

#agronomia #ufsm #petagronomia #valorizapet #opetnaopara #agricultura #souUFSM