Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Tratamento de sementes

A cada ano a cultura da soja vem aumentando sua produtividade e para a safra 2020/2021 a perspectiva é muito otimista e os elevados preços da saca devem impulsionar a produção. Segundo a Cogo – Inteligência em Agronegócio, estima-se uma colheita recorde de 132,2 milhões de toneladas, 7 milhões a mais na próxima temporada, que ser plantada no segundo semestre do ano. Para que as lavouras sejam bem sucedidas os cuidados devem iniciar logo na semeadura, na qual a utilização de sementes de boa qualidade fisiológica tem resultado direto no crescimento, desenvolvimento foliar e florescimento, aumentando assim os componentes de rendimento e produtividade.

Figura 1: Tratamento de sementes

Fonte: Syngenta (www.syngenta.com.br)

O tratamento de sementes baseia-se na aplicação substâncias que visam proteger o desempenho das sementes permitindo que expressem o máximo potencial genético da cultura, seja por meio da aplicação de defensivos (fungicidas, inseticidas e nematicidas), inoculantes (bactérias do gênero Rhizobium fixadoras de nitrogênio), estimulantes (hormônios), micronutrientes (Cu, Zn, Co, Mo) e produtos biológicos (Trichoderma). Esse tratamento pode ser realizado em grandes empresas com máquinas específicas, o chamado TSI (Tratamento de sementes industrial), e também o TOF (Treatment On Farm), que é realizado na propriedade do agricultor pouco antes da semeadura.

O tratamento industrial é realizado com máquinas de alta tecnologia, que proporcionam alta precisão na distribuição da dose correta do produto, maior cobertura e aderência dos produtos aplicados e oferece menor risco de intoxicação do operador e agricultor. Existe a possibilidade de aplicação do recobrimento feito com polímeros sintéticos, que oferece melhor proteção à semente. Uma desvantagem do TSI é o alto custo ao produtor, com um possível investimento em áreas que não teriam necessidade de controle de patógenos e pragas com determinados agroquímicos.

Quando o tratamento é executado na propriedade pelo agricultor, o custo fica bem mais acessível, sendo realizado com tambor giratório, betoneira ou com o auxílio de máquinas menores, que podem, ser acopladas à tomada de força do trator. Normalmente esse tratamento tem incentivo das associações e cooperativas. Contudo, devem ser tomados alguns cuidados para garantir a segurança do agricultor, como certificar de que o produto utilizado seja registrado para as sementes da cultura que se pretende fazer o tratamento, dar preferência aos que possuem baixo volume de calda e boa adesão à semente, seguir as instruções da bula do produto e das Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) específico.

O tratamento de sementes é uma prática importante no manejo da lavoura e cuja adesão pelos agricultores está em crescimento. O tratamento tem melhorado a qualidade sanitária, proporcionado proteção contra patógenos e pragas que prejudicam o desenvolvimento das plântulas e reduzido a necessidade de utilização de agrotóxicos em pulverização em área total na fase inicial das culturas. Seja o tratamento industrial ou convencional, ambos vêm a somar, potencializando a produtividade de grãos e sementes evitando que a produtividade final da lavoura diminua.

Autora:

Luana Campagnolo Flores, acadêmica do 2º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria

E-mail: Luana.flores@outlook.com

Telefone: (55) 9 9931–4482