Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET-CC organizou a Aula Inaugural do curso de Ciência da Computação, do segundo semestre de 2021



No dia 27/10, às 13:30h, o PET-CC organizou a Aula Inaugural do segundo semestre letivo do ano de 2021, para alunos e professores do curso de Ciência da Computação.

O título da aula foi “Aplicações de roteamento e alocação: da universidade para a sociedade”, ministrada pela professora Dra. Luciana Buriol, ex-petiana do PET-CC e ex-aluna da UFSM, atualmente professora afastada da UFRGS para atuar como Principal Research Scientist da Amazon em Seattle, EUA.

O link para o vídeo da palestra no YouTube é esse: https://youtu.be/R-V6dsvSC88.

O PDF utilizado na palestra está também disponível: https://drive.google.com/file/d/184DKfyCzaMGBh5yRGoEEmnuOoXCqF2vb/view?usp=sharing.

Os certificados de participação no evento estão disponíveis em: https://portal.ufsm.br/certificados/mainMenu.html

Um resumo da palestra está a seguir:

Diariamente resolvemos problemas de roteamento e alocação nas nossas tarefas quotidianas. O mesmo acontece com instituições que, muitas vezes, sem saber da complexidade dos problemas, oferecem soluções distantes da otimalidade, sem saber que resolver tais problemas demandam conhecimento específico. Esta situação em geral só é percebida quando tais problemas já não são mais pequenos, e soluções não automatizadas são insatisfatórias.

Nesta palestra descreve-se três casos reais de problemas que envolvem roteamento e alocação que estão sendo trabalhados em conjunto com alunos de pós-graduação e instituições de Porto Alegre. Um
problema se refere ao roteamento de veículos para a entrega de produtos por uma empresa. Outro sobre a alocação de médicos plantonistas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O terceiro problema trata da logística do atendimento médico domiciliar, incluindo alocação e roteamento, unindo conhecimento dos dois primeiros problemas.

Na palestra detalhar-se-á, além das aplicações e as técnicas usadas para resolvê-las, o caminho trilhado para que houvesse produção científica e tecnológica.

A biografia resumida da palestrante é a seguinte:

Luciana Buriol possui graduação em Informática-Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1998), mestrado (2000) e doutorado (2003) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP, com doutorado sanduíche de 15 meses no Departamento de Algoritmos e Otimização da AT&T Labs, USA. Possui pós-doutorado pela Universidade de Roma La
Sapienza, onde trabalhou em 2004 e 2005 junto ao grupo de Algoritmos do Instituto de Informática daquela instituição. Desde 2006 é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS em 2019-2020. Atua nas áreas de pesquisa operacional e algoritmos. Foi Presidente da ALIO – Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa na gestão 2012-2014, e Vice-Presidente da IFORS – International Federation of Operational Research Societies, na gestão 2016-2018. Desde maio de 2021 está afastada da UFRGS para atuar como Principal Research Scientist da Amazon em Seattle, EUA.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-786-501

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes