Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social

Aviso de Conectividade Saber Mais

Memória

O PET foi criado em 1979 pelo professor Cláudio de Moura Castro. O programa acadêmico é direcionado aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que são selecionados pelas Instituições de Ensino Superior e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores. Os integrantes do PET se dedicam a um processo de formação integral, buscando uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. O programa conta com 298 grupos distribuídos em universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Encontros regionais e nacionais são realizados anualmente para discutir os rumos do PET, integrar e articular os grupos.

Até 1999, o PET foi coordenado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A partir de 31 de dezembro de 1999, teve sua gestão transferida para a SESu (Secretaria de Educação Superior), uma das secretarias do MEC (Ministério da Educação), ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM.

Inicialmente chamado de Programa Especial de Treinamento, sofreu um processo de reestruturação, passando a se chamar Programa de Educação Tutorial em 2002.