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DESAFIOS DA TUTORIA JUNTO AO PET EF/UFSM



O exercício da tutoria é uma atividade que demanda a compreensão de relações extracurriculares e curriculares, entre contextos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão em uma IES.

Pensar e desenvolver ações de tutoria, necessariamente passam pela compreensão da relação entre o individual e o coletivo. Daí advém a maior parte dos desafios para o desenvolvimento das atividades dentro do Programa de Educação Tutorial e sobretudo, a criação de elementos garantidores da harmonia, entre direitos e deveres constituídos para os integrantes do programa.

Embora existam normas muito bem definidas, esclarecendo as atividades dos tutores e dos petianos, não existe um modelo que garanta efetivamente um bom andamento para os grupos de trabalho. O grande desafio é justamente o de encontrar pontos de equilíbrio, que envolvam interesses particulares e o efetivo desenvolvimento de ações coletivas, com significado e relevância representativa para o grupo e para as metas estabelecidas pelo Programa.

Considerando o contexto pandêmico atual, os desafios tornaram-se ainda maiores. Porque existe a necessidade de atribuir protagonismo às ações de uma educação tutorial, bem como a manutenção da motivação do grupo para a sustentação do planejamento estabelecido anualmente.

Entendo que parte do desafio foi vencido, a partir do momento em que, o conceito e a noção de gestão compartilhada ou de gestão coletiva, passou a ser compreendido e implementado junto ao PET EF.

No caso do PET EF, a gestão adquiriu a devida compreensão e o devido protagonismo, quando estrategicamente houve a atribuição de comprometimento em cada uma das atividades estabelecidas e também entre as atividades; através da coordenação e da vice coordenação, por parte dos petianos. A partir daí a autonomia tornou-se crescente e os petianos passaram a entender melhor suas atribuições e as suas competências, como representantes do PET em diferentes níveis acadêmicos.

Obviamente que os desafios são constantes, mas com o desenvolvimento efetivo da gestão compartilhada; as discussões, os entendimentos e o estabelecimento de futuros planejamentos e atividades, começam a configurar de uma forma mais fluida, mas acima de tudo, de uma forma muito mais densa e inserida, a partir da realidade acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

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