Ir para o conteúdo PET - Educação Física Ir para o menu PET - Educação Física Ir para a busca no site PET - Educação Física Ir para o rodapé PET - Educação Física

“CALOURAÇO”: 1ª GINCANA SOLIDÁRIA ON-LINE DO CEFD/UFSM

Em maio de 2021, a direção do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) solicitou ao Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF) a organização da recepção dos novos calouros que entraram no 1° Semestre de 2021, nos cursos de graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, onde realizamos a 1ª Gincana On-line Solidária do CEFD, chamada “CALOURAÇO”.

A Gincana contou com atividades em grupo, sendo a maioria on-line e duas atividades presenciais que não necessitavam de aglomeração: arrecadação e doação de alimentos e doação de sangue.

No decorrer de todas as atividades, percebemos uma grande participação de alguns grupos em todas as tarefas, visto que a pandemia da covid-19 tirou o momento de integração presencial de todos. Nossa Gincana foi aproximando aqueles que não se conheciam e proporcionando um momento maior de interação. Durante a primeira atividade todos criaram o Nome e Ícone do Grupo e divulgaram nas suas redes sociais, gerando muita repercussão para o PET – EF. Na “Dancinha do TikTok”, muitos concluíram também e deixaram a vergonha de lado se esforçando em participar.

Durante a segunda atividade lançada, um “Quiz” de conteúdos relacionados a educação física via Google Meet, houve muita participação e competição. Logo após, a terceira atividade desafiou os grupos a criarem uma apresentação dos Núcleos e Grupos de Estudos que ficaram responsáveis. Na quarta atividade com a postagem de exercícios físicos, houve bastante participação e criatividade de todos os grupos.

Por fim, as duas últimas e mais importantes atividades ganharam uma grande repercussão, pois durante a Doação de Cestas Básicas arrecadamos ao final, trinta e quatro cestas com seus itens completos e durante a locomoção tivemos a ajuda da Van disponibilizada pelo Restaurante Universitário da UFSM, junto da Casa do Estudante e seus responsáveis que auxiliaram na distribuição das cestas. Enfim, na última atividade que foi a doação de Sangue, conseguimos ter no total, 10 doadores, visto que é de extrema importância para salvar vidas, Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Após essa bela mobilização de veteranos e calouros, a Gincana Solidária superou nossas expectativas, visto que foi totalmente on-line e bem-organizada. A partir dela, ganhamos experiência para realizar futuras ações. Podemos perceber também, que foi um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem por ser uma atividade divertida envolvendo a competição e principalmente estimulando o trabalho em equipe e a busca pelo conhecimento. Assim, trouxe muitos momentos de integração, socialização, inclusão e valorização de diferentes habilidades que os participantes apresentaram.