Ir para o conteúdo PET - Educação Física Ir para o menu PET - Educação Física Ir para a busca no site PET - Educação Física Ir para o rodapé PET - Educação Física

PARTICIPAÇÃO DO PET – EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO INSTITUCIONAL DOS GEOPARQUES QUARTA COLÔNIA E CAÇAPAVA DO SUL

Os Geoparques são territórios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Esse desenvolvimento pode se dar no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico e geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à cultura da comunidade. O Projeto Estratégico dos Geoparques é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, a PRE, da UFSM, baseado na excentricidade geológica e nas possibilidades de contribuição acadêmica buscando alternativas de economia para a região, priorizando o turismo local e aspectos sustentáveis. Este projeto estratégico e institucional abarca dois Geoparques da região, o Quarta Colônia, constituído pelas 9 cidades da Quarta Colônia, e o Caçapava do Sul.

O PET Educação Física ingressa na parceria como um colaborador à apropriação do conhecimento, com vistas a envolver a capacitação da comunidade e auxiliar na constituição de alternativas sustentáveis para o lazer e a recreação, baseadas na sustentabilidade ambiental.

Por hora, o nosso PET, em parceria com os Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul, promoveu, no dia 22 de julho de 2021, um momento de conteúdo acerca dos Geoparques e da nossa parceira com os mesmos, enaltecendo ações futuras a serem desenvolvidas em conjunto. Com o nome de “Geoparques em ação”, o evento contou com as duas coordenadoras dos Geoparques, onde se responsabilizaram por aproximar as relações com a Educação Física e as atividades já desenvolvidas nos locais.

Pensando nas atividades a serem incrementadas em 2022, de acordo ao Projeto Institucional e as suas diretrizes, e observando os atributos existentes junto ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, no que diz respeito ao estímulo para a autonomia e o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, objetivando a atualização e a participação ativa no coletivo, O PET EF embarca com propostas de lazer e recreação integrando o movimento de sustentabilidade ambiental nesses locais. No contexto de uma inter-relação com a comunidade local e suas escolas, realizando atividades ligadas à natureza, como trilhas, atividade física ao ar livre, brincadeiras regionais, rapel, etc.

Dessa forma, estima-se que, em um primeiro momento, ocorra uma atividade piloto com alguma das escolas pertencentes às cidades dos Geoparques (ou Quarta Colônia ou Caçapava do Sul), levando as crianças até o local de preservação ambiental para realização de atividades ligadas à natureza e à Educação Física. A perspectiva do grupo é que esta atividade aconteça no início do ano de 2022. E assim, posteriormente, expandir para grupos maiores e de diferentes idades (crianças, jovens, adultos e idosos). Esta parceria soma um acréscimo significativo na constituição e no incremento de atividades de lazer e recreação em espaços de preservação ambiental, fundamentalmente no que diz respeito à processos didático-pedagógicos inovadores ligados ao movimento, ao brincar e aos jogos, além de colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos petianos.