Ir para o conteúdo PET Enfermagem Ir para o menu PET Enfermagem Ir para a busca no site PET Enfermagem Ir para o rodapé PET Enfermagem
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades

O Lamparim

É um jornal informativo criado pelo PET Enfermagem em 2007. Hoje estamos na 25ª edição, que teve como temática “Tecnologias em saúde, educação em Enfermagem”.

É possível acessar todas as edições na plataforma Issuu: https://issuu.com/petenfermagemufsm

PET Complementa

A fim de auxiliar no processo de formação dos acadêmicos de Enfermagem, em parceria com a coordenação do curso, o grupo PET promove atividades de ensino, cujas temáticas provém dos estudantes de enfermagem, bem como de outras áreas de interesse. 

Entre as atividades estão os nossos minicursos. Fique por dentro acompanhando nossas redes sociais 🙂

SocializaPET

Essa atividade se caracteriza pela apresentação de um tema, organizado e apresentado pelos petianos ou convidados, com a finalidade de refletir acerca de uma temática. As reuniões do Socializa PET são abertas para a comunidade acadêmica em geral, e divulgadas antecipadamente. Os encontros ocorrem semanalmente no Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM.

Alguns temas debatidos foram: O Poder da Mente;  Reflexão do Ser Criança e o Cuidado em Enfermagem no Contexto AIDS; Infecções Causadas por Papiloma Vírus Humano; Ética Profissional; Teorias de Enfermagem; Humanização no Cuidado à Saúde; Direitos Humanos e o Contexto Histórico; Direitos Humanos e Saúde; Educação e Direitos Humanos; A Inserção dos Jovens na Política; Super Dicas para Falar Bem em Público.

Adolescer

O “Adolescer” é um projeto de extensão realizado em escolas no município de Santa Maria, tendo como público-alvo os adolescentes. Neste projeto, são organizadas oficinas conforme a temática de interesse dos participantes, com momentos individuais e coletivos. Tem por objetivo realizar ações que propiciem reflexão e discussão sobre a adolescência, contribuindo para uma vivência mais saudável e significativa aos participantes do grupo.

 

Circulação

O Projeto Circulação, gerenciado pelo PET Enfermagem conta com a iniciativa de 11 grupos PET da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com o Hemocentro Regional de Santa Maria (HEMOSM). A finalidade do projeto é integrar os estudantes nas ações de doação de sangue, como também, salientar a importância da doação de sangue, medula óssea e plaquetas. Além disso, o projeto Circulação tem papel importante na conscientização da população sobre o impacto que a ação gera no banco de sangue e, consequentemente, na saúde dos necessitados, fomentando na comunidade acadêmica o desejo de doar e abastecer o estoque de bolsas.

 

Mente Aberta

Diversas demandas de palestras e cursos, com temáticas relacionadas à saúde da população em geral, chegam à Coordenação do Curso de Enfermagem e à página do PET Enfermagem. Em decorrência disto, o projeto Mente Aberta foi criado no intuito de organizar e tentar atender a algumas destas demandas.

 

PET Socorre

O projeto é realizado com crianças e adolescentes, a partir do sexto ano do ensino fundamental até o ensino médio, em escolas públicas de Santa Maria/RS. Neste projeto, são organizados encontros, contemplando assuntos pertinentes às situações de urgência e emergência que ocorrem frequentemente no ambiente escolar, com momentos individuais e coletivos.

Hoje o PET está em processo de validação de um novo projeto. Em breve mais informações.