Ir para o conteúdo PET Enfermagem Ir para o menu PET Enfermagem Ir para a busca no site PET Enfermagem Ir para o rodapé PET Enfermagem
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O Pet

Este programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e era denominado Programa Especial de Treinamento. No final de 1999 foi transferido para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O PET é formado por alunos que demonstram interesse na aquisição de novos conhecimentos. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa, e extensão, o programa permite uma formação global do aluno, favorecendo e enriquecendo a sua formação acadêmica, preparando melhor o bolsista tanto para o mercado de trabalho quanto para continuar a carreira acadêmica. A multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.

Além da melhoria na formação acadêmica dos bolsistas, o Grupo PET visa também o aprimoramento do curso de graduação através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo novas práticas e experiências pedagógicas, interagindo positivamente com o corpo discente e docente e, principalmente, transmitindo aos alunos do curso o aprendizado recebido.

Para tanto, o Grupo tem como características gerais a formação acadêmica ampla, a interdisciplinariedade, a atuação coletiva e o trabalho em equipe entre bolsistas de diferentes níveis de formação. O grupo é formado por doze bolsistas, um professor tutor e professores colaboradores, estes últimos sem vínculo com o programa.

Nascido em 2007 o grupo PET-Enfermagem objetiva-se a proporcionar aos alunos uma formação integral, com vistas ao desenvolvimento pedagógico, ético, social, cultural e afetivo estimulando a formação de valores para a construção de cidadania e consciência social, formando assim um profissional diferenciado dentro da sua área.