Ir para o conteúdo PET Matemática Ir para o menu PET Matemática Ir para a busca no site PET Matemática Ir para o rodapé PET Matemática
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Extensão

Além dos eixos de ensino e pesquisa, o PET Matemática, assim como todos os outros PET, desenvolve projetos de extensão. Nesse eixo, o grupo se organiza para atender todas as práticas planejadas para o corrente ano, tendo como objetivo aproximar a Universidade da comunidade e, também, auxiliar as demandas e necessidades da sociedade. Diante disso, abaixo às ações que os petianos executam.

Olimpíada Regional de Matemática – ORM

É uma competição, que acontece anualmente, sendo voltada aos alunos das escolas públicas e privadas do município de Santa Maria e região que estejam cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio. O intuito é estimular os estudantes a participarem de competições em níveis mais elevados que tenham um caráter científico na área de Matemática. Quanto aos petianos, que são responsáveis por toda a logística da prova, o objetivo é promover a autonomia e liderança no trabalho em equipe. 

 

Centro de Referência Familiar Recanto do Sol – CEFASOL

É um projeto social que tem como objetivo oferecer serviços de proteção social básica na periferia do bairro Camobi. O grupo PET Matemática insere-se nesse contexto a fim de contribuir para uma melhoria na aprendizagem das crianças em relação a conteúdos/conceitos matemáticos vistos na escola, haja visto que apresentam dificuldades em sua compreensão. O objetivo da ação é colaborar no processo de ensino-aprendizagem das crianças e incentivá-las no estudo da disciplina de Matemática, proporcionando aos membros, do grupo, envolvidos vivências no execício da docência.  

 

Ações Solidárias PET

Por iniciativa do grupo nesta atividade serão desenvolvidas ações solidárias em diferentes instituições filantrópicas do município de Santa Maria, junto a públicos de diferentes faixas etárias. As ações a serem propostas buscam proporcionar ao público alvo, momentos de acolhimento e interação por meio de atividade lúdicas e de integração.

Com as atividades presenciais suspensas, o grupo está arrecadando utensílios para doar em suas respectivas cidades, atendendo as necessidades e especificidades de cada município. 

 

 

PODCAST de divulgação científica

O projeto visa tornar acessível ao público com e, também, sem formação em nível superior aspectos relevantes envolvendo a produção científica da Universidade Federal de Santa Maria, especialmente no que diz respeito às ciências naturais e exatas. Esta ação de popularização de ciência e tecnologia será realizada por meio do planejamento, execução e divulgação de um podcast científico, em que o programa é intitulado “N-ésima ideia”.

 

Projeto Circulação

É uma estratégia de captação de doadores de sangue no cenário acadêmico e surgiu a partir da iniciativa dos grupos PET da UFSM em parceria com o Hemocentro de Santa Maria. Cabe salientar que esta atividade é promovida pelo grupo PET Enfermagem onde o PET Matemática se insere a fim de contribuir com esta ação de extensão por entender a sua relevância para a sociedade, bem como, para a formação cidadã dos integrantes do grupo.

 

Pré-Universitário Popular Alternativa

O Pré-Universitário Popular Alternativa tem como objetivo preparar candidatos que desejam ingressar no Ensino Superior e que, por motivos econômicos, não possuem acesso a cursos pré-vestibulares privados. Alguns integrantes do PET Matemática participam do projeto ministrando aulas sobre conteúdos pertinentes ao ENEM, com aulas semanais nas turmas existentes no projeto, ou participando como monitores.

 

Ações de divulgação do curso de Matemática

O projeto visa divulgar informações e sanar dúvidas dos alunos e professores sobre os cursos de graduação e abordar aspectos da estrutura presente no campus sede da UFSM. Além disso, os petianos promovem a divulgação do Curso de Matemática (bacharelado e licenciatura) por meio das ações realizadas pelo Centro do Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Nessa ação acontece o Descubra UFSM e o UFSM por um dia, sendo o PET Sistemas de Informações responsável pela última atividade.