Ir para o conteúdo PET Sistemas de Informação Ir para o menu PET Sistemas de Informação Ir para a busca no site PET Sistemas de Informação Ir para o rodapé PET Sistemas de Informação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Por que utilizar o Sublime Text?



Passadas as festas de virada de ano e as férias de alguns, desejamos a todos que 2017 seja um ano memorável, cheio de boas experiências, novos conhecimentos adquiridos e boas notas. E pra começar bem, já iniciamos nosso ano com novidade, estreando a recém criada atividade PET-Redação, que tem por objetivo a realização de publicações, aqui em nosso site, sobre os mais diversificados assuntos, mas é claro, sempre relacionados a Tecnologia.

Essa atividade terá uma frequência de edições muito maior do que aquelas com que vocês já estão acostumados, nosso intuito é tornar o site mais atrativo, com conteúdo regular e diversificado, podendo auxiliar quem quer que seja com suas dúvidas sobre esses assuntos. Sem mais delongas, vamos ao que interessa nesta primeira edição, as utilidades do conhecido editor de código Sublime Text.

Desenvolvido na linguagem C++, o software encontra-se disponível para download tanto na versão instalável (para Windows, Linux e OS X) quanto portable (para Windows). Apesar de pago, sua versão gratuita oferece as funcionalidades essenciais para o desenvolvimento de código. Sendo um editor muito leve, uma de suas principais vantagens, se comparado a outros editores e IDEs, é seu desempenho e estabilidade, mesmo havendo instalando vários plugins, temas e extensões, sua velocidade se mantém estável e o consumo de memória RAM é pouco afetado.

Outro ponto forte do Sublime é sua interface (figura logo acima), que apresenta um visual muito agradável para programar, mesmo que por um longo período de tempo, mas que pode ser personalizada. Além disso, é compatível com a grande maioria das linguagens de programação, e para aquelas que não estão presentes diretamente no software, existem extensões e plugins que permitem sua inclusão, tornando-as compatíveis.
Falando em personalização, plugins, extensões e temas fazem parte do ponto, talvez, mais interessante do Sublime, que é sua versatilidade, podendo ser customizado da forma que o usuário desejar, adaptando sua usabilidade para o foco de desenvolvimento de cada programador. Existem plugins que facilitam, e muito, a vida de um Front End ou um Back End por exemplo. Além dos plugins e temas, os atalhos de teclado também podem ser totalmente modificados.

Plugins úteis

Para instalar tudo que deseja, a maneira mais fácil é a partir do Package Control, na página deles é explicado o processo de instalação. A partir daí, o gerenciamento de novos plugins e temas é mamão com açúcar, basta utilizar o atalho Ctrl+Shift+P, digitar Package Control e buscar por pela ação que deseja realizar, como na figura abaixo (ou então pelo menu Preferences>Package Control).

Com uma simples pesquisa por plugins, é fácil perceber que a comunidade que utiliza e contribui com o Sublime é muito grande e presente, o que é outra grande vantagem do Sublime Text, pois para obter ajuda ou encontrar alguma solução para um problema basta acessar o fórum do próprio editor e procurar por aquilo que precisa. Abaixo estão listados alguns dos plugins que considero extremamente úteis.

All Autocomplete – Por padrão, para autocompletar palavras o Sublime considera apenas aquelas presentes no arquivo atual, essa extensão permite que isso seja realizado com palavras presentes em todos os arquivos que estão abertos na janela.

Auto File Name – Autocompleta os caminhos e nomes de arquivos.

Emmet – Aprimora a codificação de arquivos HTML e CSS, simplificando a escrita através de expressões específicas.
DocBlockr – Facilita a escrita de comentários para documentação do código (funciona com as linguagens Javascript, PHP, CoffeeScript, Actionscript, C e C++ ).

GitGutter – Indica as linhas dos arquivos que foram modificadas. Recomendo a instalação juntamente do Sublime Text Git que integra seu repositório Git com o editor.

GotoDocumentation – Permite navegar direto para a documentação/definição da função em que o ponteiro do mouse está posicionado.

Material Theme – “… the most epic theme for Sublime Text 3“, concordo! Também pode ser customizado (exemplo na figura seguinte).

SideBarEnhancements – Adiciona mais opções na barra lateral (ao clicar com o botão direito do mouse nos arquivos), como renomear, mover, deletar, etc.

Sublime Linter – Auxilia na correção de erros do código, mostrando onde ocorreu, recomendo a instalação juntamente de outro Linter específico da linguagem, como  Sublime Linter – PHP por exemplo. Seu funcionamento pode ocorrer em modo de background enquanto codifica, quando carregar ou salvar o arquivo, somente quando salvar ou de forma manual. Se não estiver funcionando corretamente, no windows, verifique se o diretório da linguagem está definido nas variáveis de ambiente. No exemplo da figura abaixo, falta um ‘;’ na linha anterior à indicada pelo Linter.

Além de todos esses plugins rapidamente apresentados, existem muitos outros esperando para serem descobertos, juntamente com uma série de atalhos presentes no Sublime que podem lhe auxiliar a automatizar e facilitar o seu processo de desenvolvimento. Minha lista completa de plugins está em uma anotação do GitHub, junto com uma tabela dos atalhos mais utilizados e outras dicas. Agradecemos muito por ler até aqui e se você tiver alguma dica de plugin, funcionalidade ou quiser complementar é só responder nos comentários.

Referências e Links úteis

1 – GitHub/lucaslioli Utilities For Sublime Text
2 – Sublime Text The text editor you’ll fall in love with
3 – Sublime Text Dicas Tutoriais, artigos, dicas e notícias sobre o editor Sublime Text
4 – Thiago Lúcio Web Sublime Text, Atom, Brackets, Notepad++
5 – Willian Justen Meus plugins favoritos do Sublime Text

Avaliação

Antes de você partir gostaria de pedir sua ajuda para avaliar nossa atividade, é com sua colaboração que o grupo PET-SI vai melhorar ainda mais os conteúdos aqui abordados. Por favor, preencha o formulário neste LINK e nos ajude <3

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-791-775

Publicações Recentes