E aí pessoal, nesta edição do PET Redação falaremos sobre Unity, conhecida também por Unity3D, é uma game engine (também conhecido como motor de jogos) publicada em 2005, com um sistema bastante versátil e fácil, além do mais, gratuita, que permite o acesso para todos os públicos.

Esta plataforma foi criada pela Unity Technologies, uma desenvolvedora software de jogos eletrônicos, com o objetivo de facilitar a programação de games, e consequentemente, permitir que o programador use sua criatividade com desenvoltura e praticidade. O fato de ser uma das primeiras engines gratuita permitiu o seu crescimento e reconhecimento acelerado desde o seu lançamento, e com isso, tornou-se bastante popular no mundo inteiro evoluindo gradualmente desde então.

Com a Unity é possível criar diversos tipos de jogos, como por exemplo: Jogos 3D, 2D(plataforma), VR(realidade virtual) e AR(realidade aumentada). Mesmo sendo utilizado para uma infinidade de projetos de maneira satisfatória, ele sugere ser um modelo para criação de jogos de aventura.

Aqui estão dois jogos famosos que foram criados utilizando a Unity:


Pokémon GO

Niantic


Angry Birds FPS

Magic Leap


Cuphead

StudioMDHR

 

No programa Unity são utilizados diversos tipos de linguagem de programação, principalmente as linguagens C++ e C#, nos scripts dos objetos do jogo. Estas mesmas também são aplicadas em outros jogos, mesmo fora da Unity, por serem versáteis e terem um bom desempenho.

Mas para um melhor entendimento do o mecanismo da plataforma, será apresentado um pequeno projeto que mostrará o processo da criação do jogo. Mas antes disso, deve-se ter em mente que os games são baseados em cenas e “Games Objects”, que são todos os objetos dentro da cena. E todos os elementos são posicionados através de um sistema de coordenadas, sejam eles em 2d e 3d.

Vamos lá:

  • Primeiro será necessário baixar o “Unity Hub”, que permite o acesso à todos os projetos já criados e também outras versões da Unity;

  • Após baixar será preciso instalar o “UnityHubSetup.exe”;

  • Ao iniciar, entrar em “Learn” e baixar o projeto “Platformer Microgame”;

 
 
 
 
  • Com o download concluído, clicar em “Open project”;

 
 
 
 
  • Caso queira, clique em “Get started”, para ver um tutorial de como acionar o “play” no jogo e mudar a velocidade do personagem.

É perceptível ver que o Unity é dividido em várias janelas, aqui serão apresentadas algumas informações sobre as mais importantes:

  • A janela “Hierarchy” mostra todos os objetos que tem na cena, ao clicar em algum deles, vemos que a aba chamada “Inspector” muda, pois ela mostra todas as propriedades desse objeto que foi selecionado;

 
 
 
 
  • Ainda em “Inspector”, encontra-se um script chamado de “Player Controller”, no qual mostra todas as propriedades que foram escritas em C# atribuídas ao “Player”. Nesse exemplo podemos facilmente aumentar ou diminuir o “Max Speed”, quando iniciado o jogo podemos ver a mudança em sua velocidade;

 
 
 
 
  • Em “Project” ficam os arquivos do projeto, conhecido como assets. Neste exemplo já existem assets, pois foi baixado um projeto pronto, mas para um novo, é preciso importar seus próprios, para isto, basta selecionar arquivos de fora do Unity e arrastar para dentro desta janela;

 
 
 
 
  • Nas janelas “Scene” e “Game”, é onde jogo se torna visível. Na janela “Scene” é possível alterar a posição dos objetos e seus tamanhos, para montar a cena como desejar. Já na janela “Game”, verá o resultado de como estará o jogo quando o “play” ser ativado;

 
 
 
 
 
  • Para executar, é necessário apenas clicar na setas “play” e “pause” apresentada na imagem abaixo. Mas cuidado, caso façam alguma alteração nos objetos, códigos, entre outros, enquanto o jogo estiver rodando, nada será salvo. Apenas quando clicar na seta “play” novamente, o projeto poderá ser alterado.

 
 
 
 

O Unity tem um universo vasto e que nos permite usufruir da nossa criatividade através de suas ferramentas práticas e acessíveis que possibilitam o processo na criação de games 2ds e 3ds. Além disso, existem vários tutoriais sobre o seu mecanismo disponíveis no site e toda a papelada para seus usuários utilizarem as classes do Unity e seus scripts.

Neste texto foi apresentado uma pequena gota de um oceano de possibilidades que a plataforma nos oferece, todavia, podemos nos aprofundar um pouco mais nas próximas redações e ficar atento às novidades, pois programa apresenta uma comunidade bastante ativa, mais um dos benefícios para se tornar um usuário.

Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre essa plataforma? Segue os links onde poderão ser encontrados alguns cursos sobre:

Udemy(1327 cursos): https://www.udemy.com/courses/search/?src=ukw&q=unity

Coursera(591 cursos): https://pt.coursera.org/search?query=unity&

Lynda(2591 cursos): https://www.lynda.com/search?q=unity

Além de diversas videoaulas disponíveis gratuitamente no youtube.

 
 
Cristhyan/2020