Ir para o conteúdo PET Sistemas de Informação Ir para o menu PET Sistemas de Informação Ir para a busca no site PET Sistemas de Informação Ir para o rodapé PET Sistemas de Informação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gamificação na Educação



E ai, pessoal, como vocês estão? O PET Redação desta semana tem como tema Gamificação na Educação, mas como assim gamificação? o que seria isso? Vamos conferir nesta redação.

Gamificação na educação é basicamente a utilização de lógicas, regras e design de jogos no ensino de inúmeros conteúdos para aprendizagem. Por exemplo: jogos que ensinam matemática ou que auxiliam na alfabetização, dentro das chamadas metodologias ativas de aprendizagem. 

Estas chamadas “metodologias ativas de aprendizagem” consistem em uma nova concepção educacional, na qual os alunos são postos como os protagonistas ou principais agentes de seu aprendizado. Elas estimulam a crítica, enquanto os professores incentivam estes mesmos refletirem sobre a temática estudada, trazendo grandes resultados no ensino, desta forma, a gamificação tem tido um dos melhores resultados para potencializar o aprendizado e proporcionar o engajamento dos estudantes.

O potencial da gamificação na educação é imenso, uma vez que desenvolve competências socioemocionais que farão total diferença no aprendizado. É instigante aos estudantes, pois se vale de comportamentos naturais do ser humano, como a competitividade, a socialização, o desejo de ser recompensado por um trabalho bem-feito e a sensação de vitória.

Ao utilizar o design dos jogos em atividades pedagógicas, a sala de aula passa a ser um ambiente atraente e desafiador na busca pelo conhecimento. Além disso, haverá aumento da participação, melhora na criatividade e autonomia, promoção do diálogo e foco na resolução de situações-problema. 

Para essa redação falaremos sobre o uso de jogos eletrônicos na gamificação da educação. 

Os jogos eletrônicos são elementos cada vez mais presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas. Mesmo quando não estão sendo jogados, eles podem compor estampas de camisetas, servir de parâmetro para criação de filmes e peças publicitárias, ou inspirar a composição de músicas. Permeando espaços com diferentes funções, tornaram-se ainda grandes aliados para a execução de inúmeras tarefas. Enxergando esse fenômeno chamado “gamificação”, os jogos mesmo em seu início quando era feito apenas para a diversão já nos ensinavam coisas, como lógica e até outras linguagens, mesmo sem esse ser o objetivo pois era necessário saber o que estava acontecendo para poder progredir em sua história. 

A gamificação une tecnologia e teoria e ajuda os alunos a interagir entre si, além usar recursos de jogos eletrônicos que abordam os temas educacionais e dessa forma conseguir resultados muito eficazes em questão do aprendizado do conteúdo.

Ao usar a gamificação na educação é perceptível que podemos ter muitos benefícios no nível educacional e de aprendizagem dos alunos através desse novo conceito, alguns dos benefícios proporcionados pelo uso da gamificação na educação são:

 

  • Por aliar tecnologia, teoria de conteúdo e jogos eletrônicos é perceptível um nível elevado de atenção dos alunos;

  • O estudante se torna mais participativo e interessado nos temas a cada avanço que tem;

  • Ajuda a tornar estudantes mais curiosos e motivados a evoluírem dentro da tecnologia ou novo conceito utilizado;

  • É possível acompanhar o desempenho e aprendizado dos alunos de maneira individual.

 

Alguns exemplos de jogos voltados a educação e para impulsionar o aprendizado de conteúdos já estudados: 

Desafie-me

Desenvolvido pelo grupo Ser Educacional, o aplicativo Desafie-me é um jogo com testes, desafios e perguntas realizadas em edições anteriores do Enem. As perguntas abrangem as áreas da Biologia, Matemática, História, Geografia, Português, Química, Espanhol e Inglês. O usuário também pode optar por competir com outros estudante. Para alcançar um bom desempenho é necessário responder o maior número de perguntas em menor tempo. O jogo está disponível para iOS e Android. 

 

 

EnemWars

Baseado no LivroClip, site educacional do Instituto Canal do Livro, o jogo Enem Wars testa os conhecimentos sobre literatura dos usuários. Entre os meteoros do espaço, o estudante deve encontrar trechos escondidos e interpretá-los. 

 

Ludo Educativo

Física, História, Geografia, Artes, Ciências: tudo disponível no jogo online Ludo Educativo. Criado por professores da Unesp, o game possui perguntas sobre as mais diferentes áreas retiradas dos principais vestibulares do país.

 

Para finalizar, a gamificação na educação não é uma realidade muito distante do nosso dia a dia, dentro da própria UFSM existem vários projetos que desenvolvem jogos que visam ensinar ou colocar em prática algum conteúdo. 

 

Referências:

https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-gamificacao-na-educacao/

https://canaldoensino.com.br/blog/gamificacao-como-usar-jogos-eletronicos-na-educacao

https://revistaeducacao.com.br/2019/07/01/gamificacao-na-sala-de-aula/







Cristhyan Ferrão – 08/09/2020

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-791-3072

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes