Ir para o conteúdo PET Sistemas de Informação Ir para o menu PET Sistemas de Informação Ir para a busca no site PET Sistemas de Informação Ir para o rodapé PET Sistemas de Informação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Python:Django



A linguagem de programação Python foi criada no ano de 1991 com o objetivo de ser de fácil aprendizado e alta produtividade. Apresenta uma sintaxe simples, suportando paradigmas de programação como a programação orientada à objetos e a programação funcional, é multiplataforma, possui um gerenciador de pacotes que contém milhares de pacotes que podem ser utilizados, trazendo uma versatilidade enorme para a linguagem. Hoje em dia é muito utilizada em diversas áreas como DataScience, Machine Learning e WebDev. 

No PET-Redação de hoje será abordado sobre Django, um framework para desenvolvimento web utilizando o Python, antes disso precisamos entender sobre o Model Template View(MTV). O MVT é a arquitetura utilizada pelo Django, é dividida em três:

-Model: é responsável pelo mapeamento do banco de dados, sendo formado por modelos, onde cada modelo representa uma tabela e seus atributos representam os campos da tabela.

-View: é responsável por recepcionar, processar e responder requisições, tratando do acesso ao banco de dados.

-Template: é responsável pela interface do usuário, contém o HTML, CSS e JavaScript da aplicação.

Fonte: Python Academy

 

Agora que sabemos o básico sobre MVT podemos partir para o Django. Mas afinal, o que é isso?

O Django é um framework para desenvolvimento web que surgiu em um sistema de um site jornalístico nos Estados Unidos. No ano de 2005 foi disponibilizado para que todos pudessem utilizar e desde então sofreu diversas atualizações. Foi desenvolvido de forma que o desenvolvedor não tenha que se preocupar com tratamento de requisições, mapeamento objeto-relacional e preparações de respostas HTTP. Além disso, a segurança que o framework traz é muito boa já que ataques comuns são tratados como por exemplo SQL injection, CSFR e XSS. Segundo a pesquisa de 2020 de desenvolvedores realizada pela Stack Overflow, o Django é o sétimo framework mais amado pelos desenvolvedores e o quarto mais desejado. 

Como instalar o Django e construir aplicações web? Vamos aprender utilizando o PyCharm e via terminal também.

Para instalarmos pelo PyCharm é muito simples, abrimos e clicamos em Novo Projeto:

Após, vamos clicar em Django, escolhemos um nome para o projeto e já automaticamente será instalado o virtualenv (é utilizado para isolar o ambiente de desenvolvimento).

O projeto será criado e já está configurado para rodarmos o servidor.

Instalando via terminal:

Para instalar o Django via terminal primeiramente devemos instalar o venv(virtual environment) para que os módulos sejam instalados apenas nessa aplicação. Para isso utilizamos o comando pip3 install virtualenv :

 

Agora precisamos criar um venv, para isso vamos utilizar o comando virtualenv nome_da_venv :

 

Antes de instalar o Django devemos ativar o venv, utilizamos o comando source nome_da_venv

Vamos então instalar o Django. Para isso devemos executar o comando pip3 install django

Agora o Django está instalado. Vamos criar um projeto utilizando o comando django-admin.py startproject nome_projeto 

O projeto foi criado e está com todos os arquivos necessários para a primeira execução!

 

Execução:

Vamos utilizar o comando python3 manage.py runserver para executar o servidor e o mesmo será iniciado:

Abrimos o endereço do servidor (http://127.0.0.1:8000/) em um navegador e obteremos a tela inicial do Django:

Vamos configurar agora um novo usuário para acessar a administração do Django. Para isso, apertamos ctrl + z para finalizar a execução do servidor. Digitamos no terminal python 3 manage.py createsuperuser . Deve-se digitar um nome de usuário, um email e a senha desejada. Após isso o usuário estará criado e já podemos entrar no Django admin. Iniciamos o servidor novamente utilizando o comando python3 manage.py runserver e acessamos o seguinte endereço: http://127.0.0.1:8000/admin . Será aberta a página de login:

Digite seu usuário e senha que foram criados anteriormente e clique em Log in. Será aberta a página da administração:

Já logado ao Django administration é possível gerenciar usuários e grupos, sendo possível mudar essas configurações de acordo com o que se está desenvolvendo.

Essa é uma grande vantagem de se utilizar o Django, já que possui esta incrível interface de administração, economizando tempo de desenvolvimento dos programadores.  Agora que criamos um projeto em Django podemos nos aventurar e desenvolver muitas aplicações com fácil aprendizado. Muitas grandes empresas utilizam este framework como o Instagram, NASA, Youtube, dentre muitos outros! Boas criações!

 

Referências: 

PythonAcademy

TreinaWeb

Vulpi

DjangoProject

DjangoGirls

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-791-2999

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes