Ir para o conteúdo PET Zootecnia Ir para o menu PET Zootecnia Ir para a busca no site PET Zootecnia Ir para o rodapé PET Zootecnia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades

        A partir do sorriso se leva esperança! A Atividade desenvolvida é embasada no entretenimento, por meio de atividades lúdicas (teatro, dança, canto, brincadeiras), ações beneficentes (arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e mantimento), dando apoio a instituições infantis, lares e casas de apoio que necessitam de ajuda da comunidade. Santa Maria, por ser cidade pólo da região central do Estado, recebe uma grande quantidade de famílias vindas das mais diversas regiões do estado e que buscam o tratamento do oncológico.       Com o Projeto Faça Sorrir, procura-se proporcionar lazer, alegria e distração para essas crianças, jovens, adolecentes, adultos e idósos, que passam longos períodos longe dos familiares e amigos e que muitas vezes encontram-se debilitadas emocionalmente e em situação de vulnerabilidade.  Ainda, na organização do projeto, busca-se desenvolver campanhas de arrecadação de mantimentos e artigos conforme a necessidade da Instituição.

       Semestralmente realiza-se  uma visita a uma propriedade rural, onde no momento os petianos precisam desenvolver um diagnóstico técnico da propriedade. Após o diagnóstico são apresentadas soluções para melhoria dos pontos acusados como fracos a partir do diagnóstico.
         Objetivos da atividade é promover o contato dos discentes com a realidade de uma propriedade rural para possibilitar uma inserção na realidade rural e na abordagem de temas técnicos relacionados à Zootecnia. A atividade também tem o objetivo de proporcionar o contato dos discentes com os trabalhadores rurais, permitindo um treinamento também em gestão de recursos humanos e resolução de problemas complexos com eficiência.

     As atividades do Grupo PET sempre são divulgadas de diferentes maneiras. Para tanto, o grupo PET disponibiliza um jornal semestral que visa não somente a informação, o divertimento, mas, sobretudo, a formação técnico-profissional. Além disto, constantemente são realizadas melhorias e atualizações da página web do Grupo PET-Zootecnia e no Facebook e Instagram, visando circular de maneira mais dinâmica e interativa as informações relativas ao grupo, curso e da própria IES, bem como da profissão em si.    Tem por objetivos envolver todos os petianos do grupo com as diferentes formas de difusão da informação e conhecimento, realizando uma análise das vantagens e desvantagens de cada uma.Acadêmicos Responsáveis: Gabriela Carvalho e Magdiél Reghelin.

Simpósio de Produção Animal e Agronegócio

     Os Simpósio de Produção Animal e Agronegócio aborda assuntos relacionados aos valores das diferentes produções agropecuárias e atividades relacionadas as cadeias produtivas, como valores de venda dos produtos finais, relação com o consumidor, valorização dos produtos, assim como fatores relacionados à produção animal, como, por exemplo, os diferentes tipos de manejo dos animais, custos, inovações tecnológicas, higiene e sanidade e demais assuntos relacionados à área zootécnica.     Tem por objetivo permitir uma visão mais ampla das áreas de atuação técnica aos académicos e egressos dos cursos da área das Ciências Rurais, não somente da Zootecnia. Aproveitando assim visão,não necessariamente acadêmica dos palestrantes para estimular o debate e as opiniões divergentes e convergentes sobre os mais variados temas. Estimulando os discentes a capacidade de formação de opinião e de crítica ao exposto.Acadêmicos responsáveis pela atividade: Gabriela Leite, Carine Adams, Caroline Fernandes, Pedro do Nascimento, Vitória Prior e Letícia Bianchin.

Participação na Aula da disciplina de Introdução à Zootecnia

     A proposta é que através de palestras, bate-papos e mesas redondas se esclareçam alguns aspectos relacionados a vida estudantil e as áreas da zootecnia onde o Curso e os seus professores atuam, quais trabalhos são desenvolvidos e possibilidades de atuação como estagiários ou bolsistas de iniciação científica, monitorias e bolsas de trabalho.     Tem por objetivo despertar o interesse do ingressante no curso pela área em questão, ou seja, consolidar o interesse que levou o aluno a ingressar na área. Apresentar as alternativas de trabalho e identificação das áreas de atuação do zootecnista. Além disso, a oportunidade serve para realizar a apresentação do grupo PET Zootecnia.Acadêmicos responsáveis pela atividade: Ariel Schereiber e Vitória Prior.

Recepção dos Calouros

      A recepção dos calouros ocorre em cada iníco de semestre na IES, visto que o curso de Zootecnia oferta duas turmas por ano no Campus Sede. A tividade se desenvolve no intuito de mostrar aos novos acadêmicos da zootecnia o campus e a estrutura utilizada pelas Ciências Animais e Agrárias por meio de uma visita aos diferentes setores, laboratórios e departamentos vinculados ao Departamento de Zootecnia e que atendem às demandas teórico-práticas do Curso.      Esta atividade tem por objetivo de fazer com que os calouros conheçam as atividades desenvolvidas e estruturas disponíveis contribuindo para despertar o interesse em realizar estágio em algum setor. Além disto, a intenção é realizar uma breve apresentação da Universidade Federal de Santa Maria, órgãos de apoio aos estudantes como o Diretório Acadêmico do Curso, Gabinete de Projetos – GAPUnidade de Apoio Pedagógico – UAPDERCA e facilidades como o RU, União Universitária, Parque Desportivo, etc.

Em construção.

     São realizadas visitas ao longo do ano em escolas de nível médio e técnico. Com esta atividade o Grupo PET Zootecnia divulga o trabalho realizado pelos zootecnistas bem como difunde o curso diante da sociedade. O público alvo são alunos dessas instituições do município de Santa Maria e cidades da região.

     Esta atividade, embasada em uma apresentação do Programa de Educação Tutorial, Curso superior em Zootecnia e Universidade Federal de Santa Maria visa esclarecer aos alunos, nos mais diferentes níveis de escolaridade, as áreas de atuação do Zootecnista, bem como o entendimento da profissão, ainda leva aos alunos a possibilidade de acesso aos cursos superiores oferecidos pela instituição.

    Espera-se que após a conclusão destas visitas os alunos alvo do projeto tenham se familiarizado com a profissão de Zootecnia, conhecendo a atividade do zootecnista, áreas de atuação e formas de ingresso no curso da UFSM. Somado a isso, os petianos poderão falar sobre seus trabalhos e seus interesses na área, levando conhecimentos práticos aos alunos.

Acadêmicos responsáveis pela atividade: Ariel Schereiber, Pedro Luiz do Nascimento e Magdiél Reghelin.

* Gostaria de levar a Zootecnia para a sua Instituição? Entre em contato conosco via e-mail: petzootecnia@hotmail.com.