Ir para o conteúdo PET Zootecnia Ir para o menu PET Zootecnia Ir para a busca no site PET Zootecnia Ir para o rodapé PET Zootecnia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O que é o PET?

     O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa de comprovada excelência, o qual compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha sob a triade: Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando formar cidadãos que desenvolvam habilidades como o trabalho em equipe, o espírito de liderança, constante busca pelo desenvolvimento do grupo e instituição, bem como o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual.

     As normas operacionais do PET estão estabelecidas no documento de Orientações Básicas do Programa, que define como objetivos principais: oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante; promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária; estimular a melhoria do ensino de graduação formando jovens bilingües, versáteis, de iniciativa, de expressão oral e argumentação, capazes também de fazer contatos, administrar o tempo e as tarefas.

     Nas Orientações Básicas do PET estão também estabelecidas características que incluem: formação acadêmica ampla; atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

     O Programa visa não apenas proporcionar uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

Para quem é?

     Alunos de graduação interessados fazer mais pela universidade, ir além da sala de aula, acadêmicos que buscam fazer a diferença na sociedade e ter uma formação acadêmica mais ampla, encontrarão no PET oportunidades para se desenvolver juntamente com a equipe.

     Para isso é necessário ter disponibilidade mínima de 20h semanais, sem vínculo empregatício, e não receber nenhum outro tipo de bolsa. Ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação, desde que obedecidas as normas do Programa.

Como participar?

     A seleção de bolsistas se dá por inscrições via edital, onde, desntro das exigencias, está a análise de currículo acadêmico, entrevista individual e dinâmicas em grupo. Fique atento, os editais são disponibilizados de 6 em 6 meses, conforme a disponibilidade de vagas.

Sobre o PET Zootecnia:

     O Grupo PET Zootecnia foi criado no ano de 2009, mais precisamente em 15 de setembro. Partiu do objetivo comum a todos os grupos da época de proporcionar uma formação cidadã aos seus componentes de forma inclusiva a partir de uma visão do mundo mais ampla que os bancos escolares, além de servir de suporte ao Curso ao qual estava vinculado, propondo atividades de formação ampla, inclusão da comunidade universitária e do aceitar a diversidade e diferenças entre colegas e grupo.

     No ano de 2009 o grupo trabalhou com quatro integrantes, entretanto, com as portarias publicadas no ano de 2010, que conduziu a profundas transformações na estrutura dos grupos foi possível no final daquele ano solicitar a ampliação dos quatro para o número final de bolsista, ou seja doze. Este momento foi de fundamental importância, na medida em que quando o grupo contava com somente quatro alunos o cumprimento da proposta de planejamento ficava aquém do estabelecido. Atualmente, o grupo conta com 15 acadêmicos e um professor Tutor.