Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Política de Comunicação da UFSM

Em 2018, a UFSM lançou sua Política de Comunicação, que tem como propósito instituir diretrizes e princípios de Comunicação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. O documento ainda tem como objetivos: 
– integrar as atividades comunicacionais institucionais já desenvolvidas na Reitoria, na Coordenadoria de Comunicação, nos órgãos suplementares, nos órgãos complementares e nas unidades de ensino;
– reconhecer as áreas convergentes à Comunicação Social, fomentando e viabilizando de forma sustentável e acessível as atividades técnicas e de ensino, pesquisa e extensão da área de Comunicação Social da UFSM;
– integrar e guiar os fluxos, processos e sentidos dinamizados à imagem e identidade institucional, renovando e promovendo a legitimidade da UFSM socialmente.

A Política é gerida pelo Comitê de Política de Comunicação, o qual tem como função o de orientar, assessorar, aprovar e acompanhar a regulamentação das atividades do ecossistema de Comunicação da UFSM, zelando pelos princípios e objetivos da Política. São atribuições do Comitê de Política de Comunicação: 
– estabelecer as diretrizes que irão subsidiar a elaboração das estratégias, técnicas e regulamentações das unidades de Comunicação;
– compor a equipe de elaboração e revisão do Planejamento Estratégico de Comunicação da UFSM, quando necessário;
– aprovar o Planejamento Estratégico de Comunicação da UFSM e encaminhá-lo aos Conselhos;
– acompanhar a execução do Planejamento Estratégico de Comunicação da UFSM;
– criar grupos de trabalho para discutir e propor regulamentações sobre temáticas específicas.

Participam do Comitê de Política de Comunicação:

Representantes Unidade de Comunicação Integrada
Jaqueline Quincozes da Silva Kegler – SIAPE 2623768
Sendi Chiapinotto Spiazzi – SIAPE 2336407

Representantes Unidades de Produção Pedagógica
Ada Machado da Silveira (Pós-Graduação em Comunicação) – SIAPE 382421
Carlise Schneider Rudnicki (Subárea Relações Públicas) – SIAPE 1859476
Gonzalo Prudkin (Multicampi) – SIAPE 1852150  
Laura Storch (Subárea Jornalismo) – SIAPE 1969798
Rodrigo Stéfani Correa (Subárea Publicidade e Propaganda) – SIAPE 1766706
Sandra Depexe  (Subárea Produção Editorial) – SIAPE 2663429
Felipe Dagort (Laboratórios) –  SIAPE 1662709

Representantes de Unidade de Produção e Veiculação de Conteúdo
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello (Coordenadora) – SIAPE 2050756
Gabriel Machado Soares (TV) – SIAPE 3004493
Luciane Treulieb (Revista) – SIAPE 1963998
Maurício Dias (Agência de Notícias) – SIAPE 2123751
Roberto Montagner (Rádio) – SIAPE 381327

Representantes Unidades de Assessoramento Institucional de Gestão
Aline Dalmolin  (Institucional e Assessoramento – Administração Central) – SIAPE 2140237
Wellington Gonçalves Pinto (Instit. e Assessoramento – Unid. Acadêmicas) – SIAPE 3044689
Júlia Cervo (Multicampi) – SIAPE 1057109

Representação discente
Bruno Trindade (Sede) – Matrícula 201811014
Wellington Felipe Hack (Multicampi) – Matrícula 201610137

Representantes de áreas convergentes
Gustavo Chiapinotto (Tecnologia da Informação) – SIAPE 1734491

O Grupo de Trabalho Identidade Visual tem por objetivo reunir informações e projetos prévios da identidade visual da UFSM; encaminhar para aprovação novo Manual de Identidade Visual da UFSM.

É composto por:

– Danielle Neugebauer Wille – Curso de Comunicação Social – Produção Editorial
– Estevan Garcia Poll – Núcleo de Comunicação Institucional do Centro de Ciências Sociais e Humanas
– Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichello – Coordenadoria de Comunicação Social
– Evandro Bertol – Núcleo de Comunicação Institucional do Centro de Artes e Letras
– Jéssica Dalcin da Silva – Curso/Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas 
– Sandra Dalcul Depexe – Curso de Comunicação Social – Produção Editorial
– Sendi Chiapinotto Spiazzi – Unidade de Comunicação Integrada

O Grupo de Trabalho Políticas Audiovisuais tem por objetivo construir e encaminhar para aprovação um guia com orientações sobre a produção audiovisual na UFSM.

É composto por:

– Aline Roes Dalmolin – Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
– Débora Flores Dalla Pozza –  TV Universitária
– Felipe Dagort – Depto. De Ciências da Comunicação/Estúdio 21
– Gustavo Chiapinotto da Silva – Centro de Processamento de Dados
– Joel Felipe Guindani – Depto. De Ciências da Comunicação  do campus Frederico Westphalen
– Marcelo de Franceschi dos Santos – Rádios Universidade e UniFM
– Paulo Colusso – Núcleo de Tecnologias Educacionais

O Grupo de Trabalho Políticas Editoriais tem por objetivo construir e encaminhar para aprovação as políticas editoriais dos veículos de comunicação da Universidade.

É composto por:

– Carla Isa Costa – Revista Arco/Agência de Notícias
– Cristiane de Paula Bachmann – Núcleo Apoio Técnico da Coordenadoria de Comunicação
– Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichello – Coordenadoria de Comunicação Social
– Gabriel Machado Soares – Núcleo TV Campus
– Isabel Caline Malheiros da Silveira – Núcleo de Divulgação campus Palmeira das Missões
– Laura Strelow Storch – Curso de Comunicação Social/Jornalismo
– Marcelo de Franceschi dos Santos – Rádios Universidade e UniFM
– Maurício Dias – Agência de Notícias
– Roberto Montagner – Rádio Universidade
– Rodrigo Stéfani Correa – Departamento de Ciências da Comunicação

O Grupo de Trabalho Tecnologias de Comunicação tem por objetivo finalizar a migração dos sítios ufsm.br; encaminhar para aprovação uma resolução e um guia para criação e atualização dos sítios da UFSM.

É composto por:

– Cristian Evandro Sehnem – Coordenadoria de Ações Educacionais
– Daniel Michelon de Carli – Centro de Processamento de Dados
– Débora Flores – Departamento de Arquivo Geral
– Edemir Santos de Paula – Centro de Processamento de Dados
– Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichello – Coordenadoria de Comunicação Social
– Gustavo Chiapinotto da Silva – Centro de Processamento de Dados
– João Ricardo Gazzaneo Schmitt – Unidade de Comunicação Integrada
– Julia Cervo – Núcleo de Divulgação Institucional do campus Frederico Westphalen
– Mauricio Dias Souza – Agência de Notícias
– Sandra DalcuI Depexe – Departamento da Ciências da Comunicação
– Sendi Chiapinotto Spiazzi – Unidade de Comunicação Integrada
– Wellington José Gonçalves Pinto – Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências Naturais e Exatas

O Grupo de Trabalho Mídias Sociais tem por objetivo mapear a presença digital da UFSM nas redes sociais e encaminhar aprovação de um guia para produção de conteúdo nessas redes.

É composto por:

– Carla Isa Costa – Revista Arco/Agência de Notícias
– Daniel Michelon de Carli – Centro de Processamento de Dados
– Débora Flores Dalla Pozza – TV Campus
– Julia Cervo – Núcleo de Divulgação Institucional do campus Frederico Westphalen
– Marcelo de Franceschi dos Santos – Rádios Universidade e UniFM
– Mauricio Dias Souza – Agência de Notícias
– Sendi Chiapinotto Spiazzi – Unidade de Comunicação Integrada
– Solange Prediger – Gabinete do Reitor
– Wellington José Gonçalves Pinto – Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências Naturais e Exatas