Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

1º Seminário de Assistência Estudantil da UFSM: resultados e perspectivas

O Seminário foi realizado, nos dias 26 e 27 de setembro, na União Universitária, em parceria com o DCE, Casa do Estudante e Associação de Pós-graduação (APG). No primeiro dia, o evento contou com a presença maciça de mais de 150 participantes, no qual, ocorreram debates e contribuições a cerca da Proposta de Política de Assistência Estudantil para a UFSM. O seminário passou a dar uma visão mais ampla sobre as necessidades e reivindicações em relação à Assistência Estudantil.

O evento contou com a presença da coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, União Nacional dos Estudantes, Diretoria da Casa dos Estudantes, Secretaria Nacional de Casas de Estudantes, APG da UFSM e representantes da Casas de Estudantes de todos osCampi.

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) apresentou a primeira versão da proposta em construção, para discussão e contribuição de todos. Num segundo momento foram formados grupos aleatórios e heterogêneos para discutir as áreas estratégicas da “Política da Assistência Estudantil da UFSM”. Feito os debates os grupos escolheram dois representantes para a apresentação das suas contribuições.

Seguimento – A comissão organizadora se reunirá para fazer um relatório das propostas apresentadas e enviará aos participantes para que todos tenham a possibilidade de contribuir nos dias 17 e 18 de outubro (data indicativa para ser realizada a 2ª etapa do Seminário). Após a conclusão, a Proposta da Assistência Estudantil será enviada ao Conselho Universitário, para institucionalização.

“Acredito que o encontro foi importante, pois, colocou em discussão não só os técnicos, mas também os estudantes: a razão da necessidade desta política”, afirma a assistente Social da Prae, Tânia Maria Flores.