Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

Guia Pós Chamamento para Casa do Estudante Universitário

A cada edital de processo seletivo para a casa do estudante, após o período de inscrição, ocorre a liberação de listas de chamada nas quais os estudantes selecionados são classificados e convocados de maneira escalonada.

Aqui ao lado você encontra todos os editais referentes à moradia estudantil, sendo que o Edital 07/2023, de Processo Seletivo para a Casa do Estudante Universitário campus sede – CEU I e II foi o último recentemente publicado na data de 23/02/2023. A previsão para publicação de novo edital é no segundo semestre de 2023.

Após a liberação de cada chamamento, os alunos listados são recepcionados no espaço da União Universitária, nesse momento, existem dois tipos de Estudantes: os que possuem BSE Ativo, e os que possuem BSE Solicitado.

Os/as estudantes convocados (as) na lista de chamada que possuírem BSE ativo, após a recepção, deverão ocupar a vaga no devido apartamento dentro do prazo de dez dias úteis, a contar da data de publicação da lista de chamada.

os/as estudantes convocados(as) na lista de chamada que possuírem BSE solicitado, após a recepção, poderão permanecer no alojamento provisório até o deferimento do BSE. Após o deferimento do BSE, o prazo de ocupação da vaga em apartamento será também de dez dias úteis.

Feito o primeiro acolhimento aos estudantes, aqueles com BSE Ativo, são encaminhados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), onde devem procurar os setores de Vagas e de Patrimônio, e realizar os seguintes passos:

1. Consultar o painel de transparência de vagas, para saber quais apartamentos estão disponíveis;

2. Conversar com os(as) moradores (as) residentes dos apartamentos;

3. Vincular a vaga escolhida à sua matrícula;

4. Agendar uma vistoria de entrada com o setor de patrimônio.

O que é o Painel de Transparência de Vagas?

É um “Instrumento” da PRAE, utilizado para manter um controle acerca dos apartamentos das casas do estudante, acerca de sua situação: ocupado ou não.

O painel é atualizado diariamente e em tempo real, conforme as vistorias de entrada/saída/troca são realizadas pelo setor de patrimônio.

Como ter acesso ao Painel?

O painel de transparência de vagas está disponível para consulta, para qualquer aluno, junto ao setor de vagas da PRAE, e junto às direções de casa.

Para acessar o painel de vagas acesse o link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/portal-da-transparencia-da-assistencia-estudantil