Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

Inauguração da Horta Comunitária do SATIE

Na última sexta feira (8 de novembro) ocorreu a abertura da Horta Comunitária que integra o Projeto Institucional Oficinas SATIE/ PRAE. A confraternização contou com o Pró-Reitor Clayton Hillig, a professora Tatiana Taschetto Fiorin, os bolsistas do Setor de Olericultura e alguns estudantes responsáveis pela futura manutenção do projeto.

O propósito das Oficinas SATIE/PRAE é contribuir, através de ações coletivas, para a permanência dos estudantes na universidade. Dentro dessa perspectiva e motivadas pela necessidade de revitalização do terraço existente no Setor, as servidoras Técnicas Administrativas em Educação, Andréia Maria Zanoello e Rosangela da Silva Corrêa, idealizaram a criação de uma horta comunitária, considerando que o aspecto educacional e social do seu cultivo vai ao encontro dos objetivos da política de assistência estudantil. Assim, a equipe buscou parceria com Setor de Olericultura do Colégio Politécnico, que tem como coordenadora a professora Tatiana Taschetto Fiorin.

Os parceiros, neste primeiro momento, se responsabilizaram pelo plantio das mudas de temperos e ervas medicinais, valorizando as condições ambientais do espaço e reaproveitando materiais disponíveis no setor. A continuidade da ação prevê a criação de um grupo de estudantes que ficará responsável pelo cuidado das plantas, diversificação das espécies e consumo consciente dos exemplares cultivados.

A ideia é de que as ações desenvolvidas na oficina ganhem amplitude para além da horta comunitária, com vistas ao fortalecimento de princípios de sustentabilidade e solidariedade, valorização da agricultura urbana e da agroecologia. Também se espera que contribua para a inclusão social dos estudantes envolvidos e a melhoraria da qualidade da sua permanência na universidade.